Carreata divulga Dia do Autista em Barreiras

Miriam Hermes A Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e região (Ama) realiza neste dia 02 de abril a primeira carreata pela conscientização do autismo na cidade, com concentração em frente a Câmara de Vereadores a partir das 8h. A comunidade está convidada a se vestir de azul na data que marca o trabalho […]

Em 01/04 de 2016

Miriam Hermes

Carreata-divulga-Dia-do-Autista-em-Barreiras-01A Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e região (Ama) realiza neste dia 02 de abril a primeira carreata pela conscientização do autismo na cidade, com concentração em frente a Câmara de Vereadores a partir das 8h.

A comunidade está convidada a se vestir de azul na data que marca o trabalho de conscientização mundial sobre o assunto e participar da mobilização, que tem encerramento previsto na praça Castro Alves, no Centro Histórico.

O objetivo é mobilizar a população sobre o transtorno que dificulta alguns aspectos do desenvolvimento de uma criança. De acordo com a coordenadora da entidade, Joyce Nazario, “ainda existe falta de informação sobre o autismo e nossa meta é ajudar as famílias e escolas a identificar os sintomas e estimular o crescimento saudável”.

A definição Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), é identificado pela presença de “déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”.

O TEA atinge uma em cada 110 pessoas no mundo e tem diversos graus de comprometimento, que vão desde casos mais leves a exemplo da síndrome de Asperger (sem alteração na fala e da inteligência), até situações mais graves em que o paciente não é capaz de realizar contatos interpessoais.

A identificação precoce é fundamental pois quanto mais cedo tem início as intervenções, melhor será o resultado, releva a psicopedagoga Maureen Cruz Coité. Ela acrescentou que essas intervenções preparam a criança para superar as suas limitações de interação social e de linguagem.

Criada em dezembro de 2015, a Ama reúne pais e amigos de autistas que buscam o trabalho de parceria para facilitar o desenvolvimento das crianças, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e aptidões pessoais.

Com o trabalho inicial de informação sobre o TEA, a Ama tem o propósito de no futuro, de acordo com o fortalecimento da entidade, auxiliar as famílias no atendimento com toda rede de terapeutas e profissionais que atuam nesta área.

Clique aqui e veja mais informações sobre o grupo formado em Barreiras e região.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.