Carnaval Sustentável 2014 pode ser conferido em exposição

Thiara Reges | Ascom SECIS Está oficialmente aberta a Exposição do Carnaval Sustentável 2014, promovida pela Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria Cidade Sustentável – SECIS. O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 15, no espaço Gourmet do Salvador Shopping, onde a exposição permanece até o dia 29. Empresários, autoridades e todos que estavam […]

Em 17/04 de 2014

Thiara Reges | Ascom SECIS

01Está oficialmente aberta a Exposição do Carnaval Sustentável 2014, promovida pela Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria Cidade Sustentável – SECIS. O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 15, no espaço Gourmet do Salvador Shopping, onde a exposição permanece até o dia 29. Empresários, autoridades e todos que estavam no ambiente prestigiaram fotos e objetos que ressaltam as medidas sustentáveis adotadas durante o Carnaval 2014.

Ao todo 14 painéis contam um pouco da primeira edição da Campanha Eu Promovo o Carnaval Sustentável, que contou com a participação de 27 instituições do carnaval 2014, entre blocos, trios e camarotes, que realizaram mais de quatro ações de sustentabilidade cada uma. Além de fotos, é possível conferir também a roupa confeccionada com material reciclável usada pelo cantor Saulo Fernandes e o abadá da Bloco Eva, que teve como tema a sustentabilidade.

O sócio-diretor do Grupo Eva, Hunfrey Ataíde, destacou que o Eva vem desde 2013 incorporando ações de sustentabilidade no seu projeto, e participar da campanha promovida pela Secretaria Cidade Sustentável reforçou esse propósito. “Desenvolvemos ações junto ao Projeto Tamar, e nos incorporar ao projeto da Secretaria Cidade Sustentável foi um imenso prazer. Ficamos muito felizes com este resultado”.

Nos painéis é possível ver as ações desenvolvidas por todos os participantes da campanha, a exemplo de Gilberto Gil e o Camarote 2222, patrono da campanha, e Durval Lélys e o Camarote do Reino, o padrinho.

Parceiros da SECIS no carnaval 2014 e em várias atividades de sustentabilidade ao longo do ano de 2013, as ações da Braskem, Cetrel e Instituto Fábrica de Floresta, ganharam um painel de destaque, onde são apresentadas para os visitantes as centrais de monitoramento do ar e os passos do plantio de árvores em nossa cidade. “Ainda este ano teremos em Salvador o primeiro Bosque Urbano do Carnaval, resultado do inventário de emissão de gases efeito estufa do uso de carros oficiais e trios dos blocos afros que usaram o combustível B50 durante o carnaval. A Secretaria Cidade Sustentável fica muito feliz de reafirmar esta parceira deixando este importante legado para a população de Salvador”, destaca André Fraga, Secretário d0a SECIS.

Outro importante parceiro na realização de atividades sustentáveis, o Salvador Shopping já trabalha o tema por entender a importância de recriar consciências, fortalece suas ações junto a lojistas e clientes. “O Salvador Shopping tem o compromisso socioambiental como uma premissa básica na empresa”, afirma o coordenador de Sustentabilidade do Salvador Shopping, Fabiano Mehmeri.

O ex-secretário Ivanilson Gomes, que participou de toda a construção do projeto destaca que a campanha Eu Promovo o Carnaval Sustentável, conseguiu superar todas as expectativas. “Trata-se de uma campanha muito simples, que conseguiu mobilizar empresários e a população na execução de ações que, sobretudo, fortalecem a formação de novas consciências. E para nossa imensa felicidade todos os empresários revelaram o interesse de desenvolver mais atividades sustentáveis ao longo do ano de 2014 já pensando inclusive no carnaval 2015. E ganha é a população de Salvador”, afirma.

A turismóloga Quele Brito, prestigiou o lançamento da exposição, destacando que projetos de incentivo à sustentabilidade são essenciais para Salvador. “É um projeto que está começando agora e eu acredito que se continuar vai ter um retorno positivo para a sociedade de Salvador”. A estudante que foi foliã dos camarotes do Reino e Salvador no carnaval 2014 participou da campanha procurando separar o lixo dentro do local e evitando jogar resíduos na rua.

As fotos da exposição podem ser vistas até o dia 29 de abril, no espaço Gourmet do Salvador Shopping.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.