Caravana do Rally dos Sertões chega ao Piauí nesta quinta-feira

Quarta especial da prova, disputada entre as cidades baianas de Luís Eduardo Magalhães e Barra, teve a manutenção dos líderes gerais, e marcou o abandono de Jean Azevedo, que buscava seu oitavo título nas motos O Rally dos Sertões teve nesta quarta-feira (22) a realização da quarta especial da 26ª edição da prova, disputada entre […]

Em 23/08 de 2018

Tunico Maciel venceu terceira especial neste Sertões, e lidera nas motos | Foto: Doni Castilho/Fotop/Vipcomm

Quarta especial da prova, disputada entre as cidades baianas de Luís Eduardo Magalhães e Barra, teve a manutenção dos líderes gerais, e marcou o abandono de Jean Azevedo, que buscava seu oitavo título nas motos

O Rally dos Sertões teve nesta quarta-feira (22) a realização da quarta especial da 26ª edição da prova, disputada entre as cidades de Luís Eduardo Magalhães e Barra, ambas na Bahia. O estágio de 355 quilômetros, foi a etapa maratona deste ano, e marcou a última parada da caravana antes da chegada ao Piauí, já que nesta quinta-feira a prova alcançará a cidade de São Raimundo Nonato.

A quarta especial teve a manutenção das lideranças nas quatro categorias em disputa: Tunico Maciel, nas motos, Cristian Baumgart e Beco Andreotti, nos carros, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, nos UTVs, e George Ximenes, nos quadriciclos, mantiveram a primeira colocação. A etapa maratona ainda alijou da disputa Jean Azevedo, que buscava seu oitavo título nas motos. Uma falha no equipamento tirou o veterano da prova.

Nas motos, Tunico Maciel venceu a terceira de quatro especiais disputadas até o momento. Nesta quarta-feira, o piloto completou o trecho cronometrado em 4h19min04s, marca 2min30s melhor em relação ao tempo obtido por Gregório Caselani, o segundo colocado do dia. Elias Folly foi o terceiro melhor do dia, terminando à frente do veterano Zé Hélio, quarto mais rápido na especial. Tiago Fantozzi completou a lista dos cinco melhores.

A classificação acumulada das motos aponta Tunico Maciel na liderança, agora com 15h40min21s, marca 33min24s melhor em relação ao do segundo colocado Ricardo Martins, que assumiu a segunda posição com o abandono de Jean Azevedo. Gregório Caselani ocupa o terceiro lugar, distante 52min22s do líder. Túlio Malta aparece em quarto, seguido por Elias Folly.

Cristian e Beco venceram nova especial e seguem líderes nos carros | Foto: Victor Eleutério/Fotop/Vipcomm

Cristian Baumgart e Beco Andreotti triunfaram pela terceira vez neste Rally dos Sertões. A dupla, atual bicampeã nos carros, fechou o estágio do dia em 3h55min08s. A segunda posição ficou com Gareth Woolridge e Marcelo Haseyama, que ficaram 21 segundos distantes dos melhores desta quarta-feira, e foram seguidos por Marcos Baumgart e Kleber Cincea. Sylvio de Barros e Rafael Capoani foram os quartos colocados, e terminaram a especial logo à frente de Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio.

Após o encerramento da especial do dia, Cristian Baumgart e Beco Andreotti seguem na liderança do Sertões nos carros, somando agora 11h41min29s, marca 13min37s melhor em relação aos segundos colocados Sylvio de Barros e Rafael Capoani. Marcos Baumgart e Kleber Cincea são os terceiros, à frente de Rafael Cassol e Lélio Júnior. Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio fecham o grupo dos cinco primeiros colocados.

Nos UTVs, a vitória do dia ficou com Enrico Amarante e Breno Rezende, que completaram o percurso do dia em 4h30min20s, triunfando pela segunda vez numa especial nesta edição do Sertões. Denísio Nascimento e Idali Bosse foram os segundos colocados com apenas 11 segundos de distância para os vencedores. Gabriel Varela e Eduardo Shiga foram os terceiros, seguidos por Marcelo Gastaldi e Cláudio Rieser. Adriano Benvenutti e Ricardo Rocha completaram o grupo dos cinco melhores.

A liderança geral nos UTVs segue com Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, sétimos colocados da especial desta quarta-feira. Os dois somam 16h25min52s, e têm 2min51s de frente para Enrico Amarante e Breno Rezende, os segundos colocados. Denísio Nascimento e Idali Bosse aparecem em terceiro, separados por 4min11s dos líderes. Gabriel Cestari e Jhonatan Ardigo aparecem em quarto, seguidos por Edu Piano e Solon Fonseca.

Enrico Amarante e Breno Rezende triunfaram na especial desta quarta nos UTVs | Foto: Vinicius Branca/Fotop/Vipcomm

George Ximenes venceu mais uma especial entre os competidores dos quadriciclos. Nesta quarta-feira, o piloto do equipamento número 102 completou o percurso em 4h56min48s, vencendo um estágio pela terceira vez nesta edição. Ximenes foi 19min42s mais rápido que o segundo colocado, Giovanni Filho, enquanto Wescley Dutra completou o dia na terceira posição. Geison Belmont e Hélio Pessoa fecharam o top-5 da especial.

Com o resultado de hoje, Ximenes ampliou sua liderança nos quadriciclos, tendo 19h17min02s acumulados e uma vantagem de 1h24min03s para Wescley Dutra, segundo colocado após quatro especiais. Giovanni Filho é o terceiro, seguido por Cival Alves. A classificação ainda conta com Hélio Pessoa na quinta posição, e Geison Belmont, em sexto.

O Rally dos Sertões deixa a Bahia nesta quinta-feira (23), partindo de Barra e seguindo por 446 quilômetros até São Raimundo Nonato, no interior do Piauí. O trecho cronometrado de 401 quilômetros. Esta será ainda a antepenúltima especial da edição deste ano da prova.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin lideram o Rally dos Sertões nos UTVs | Foto: Doni Castilho/Fotop/Vipcomm

Os pilotos seguem em zona de velocidade controlada por aproximadamente 20 quilômetros até começarem os trechos das areias de Barra. Esta especial sem dúvida será a mais técnica de toda a prova. Haverá no início um pequeno trecho de piçarra e, em seguida, mais de 200 quilômetros de areia.

As motos farão dois abastecimentos nesta etapa. Após o segundo, terá uma zona de velocidade controlada até o início do último quarto da prova, onde o piso muda radicalmente. A disputa segue em trechos com piçarra, cascalho, grandes depressões, erosões grandes, muitas pedras e uma zona de trial para completar o dia. Além do condicionamento físico, a navegação será primordial.

O Rally dos Sertões é organizado pela Dunas Race e tem patrocínio da Mitsubishi Motors, Honda, Divino Fogão e Caixa. Apoio institucional: Detran Goiás, Estado de Goiás, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza e Conselho Nacional do SESI. Apoio: Cartões ELO, Fox Sports, Truckvan, S.A.S. Brasil, Infraero, Vigor, Fotop, Arco Media, 99 e Jovem Pan Goiânia e Fortaleza.

George Ximenes garantiu terceira vitória em especial e manteve a ponta nos quads | Foto: Gustavo Epifânio/Fotop/Vipcomm

Fonte: Vipcomm

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.