Siga-nos

Sem categoria

Campanha do “Dia C” em Luís Eduardo Magalhães arrecada 1.873 obras literárias

Publicado

em

Cátia Andreia Dorr

Pela primeira vez na história do cooperativismo de Luís Eduardo Magalhães, seis cooperativas se uniram para incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens do Município.

Foto: Júnior Ferrari

Foto: Júnior Ferrari

Com o apoio do comércio local e de escolas particulares, as Cooperativas: Cooperfarms, Unibahia, Cooproeste, Copalem, Coopernordeste e Copavante formaram uma corrente de solidariedade em prol da educação e em apenas um mês de campanha arrecadaram 1.873 obras literárias, reunindo clássicos da literatura infantil, infanto-juvenil e adulto, além de revistas e gibis. A entrega do material aconteceu na última sexta-feira, 06, no bairro Jardim das Oliveiras, beneficiando 538 alunos de educação infantil, fundamental I e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Marlei Terezinha Pretto.

A ação fez parte do “Dia de Cooperar”, também chamado de “Dia C”, uma campanha de voluntariado que envolve cooperativas de todo o país, idealizado na capital mineira no ano 2009.

Segundo o Presidente da Cooperfarms, Luiz Antonio Pradella, o sucesso da campanha mostrou a força do cooperativismo como agente de desenvolvimento, através da ajuda mútua, solidariedade e intercooperação. “O Dia C é um marco histórico para as cooperativas, principalmente do oeste da Bahia, pois é a primeira ação em conjunto e por uma causa nobre: a educação. Somente através do incentivo a leitura e a busca pelo conhecimento podemos mudar a realidade e formar cidadãos críticos”, pontuou Pradella.

Para a vice-diretora da Escola, Edileusa Souza Sodré, a iniciativa das cooperativas é extremamente louvável, pois veio ao encontro das atividades pedagógicas implantadas neste ano na Escola.  “O Dia C só veio a somar com os projetos desenvolvidos na Escola, a exemplo do Pit Stop da Leitura desenvolvido todas as quintas-feiras, através da Secretaria de Ação e Trabalho Social, e que até agora carecia de obras literárias”, disse Sodré.

“Esse projeto merece ser copiado por outras entidades. Essa diferença, essa iniciativa das cooperativas com certeza será lembrada para sempre por muitas crianças que farão uso dos livros”, complementou o Secretário Interino de Educação, Carlos Alberto Koch.

HOMENAGEM
A entrega das obras literárias também foi marcada por homenagens. O aluno Anderson Silva, conhecido na escola como MC Ander agitou a tarde com o funk do Dia C. Além disso, alunos do 1º ano saudaram a iniciativa das cooperativas com a música “Visitante, Seja bem-vindo” e aluna Maria Eduarda do 4º Ano A, com a poesia “O tempo”.

Foto: Júnior Ferrari

Foto: Júnior Ferrari

Foto: Júnior Ferrari

Foto: Júnior Ferrari

Foto: Júnior Ferrari

Foto: Júnior Ferrari