Cadastramento para antecipação do plantio da soja está chegando ao fim

Rassana Milcent | Ascom Aiba O prazo para cadastramento das propriedades interessadas em antecipar o plantio da soja encerra no dia 15 de setembro. A autorização de plantio em áreas exclusivamente irrigadas, durante o período do vazio sanitário, foi concedida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e está de acordo com as determinações do […]

Em 09/09 de 2015

Rassana Milcent | Ascom Aiba

O prazo para cadastramento das propriedades se encerra no próximo dia 15 | Foto: Ascom Aiba

O prazo para cadastramento das propriedades se encerra no próximo dia 15 | Foto: Ascom Aiba

O prazo para cadastramento das propriedades interessadas em antecipar o plantio da soja encerra no dia 15 de setembro. A autorização de plantio em áreas exclusivamente irrigadas, durante o período do vazio sanitário, foi concedida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e está de acordo com as determinações do Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (CTR) que analisou a solicitação feita pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e aprovou a antecipação.

Os interessados devem, obrigatoriamente, procurar a Aiba (Barreiras) e apresentar os documentos necessários para a autorização da antecipação do plantio devidamente preenchidos. A lista dos documentos está publicada no site da Associação, seção de Fitossanidade.

A avaliação e aprovação serão feitas pela Adab. Após a autorização, o produtor poderá planejar o plantio da soja para 01 de outubro, mesma data em que a Adab iniciará o trabalho de fiscalização das áreas, uma vez que só poderá haver plantio nas fazendas autorizadas.

Uma equipe da Aiba também percorrerá as propriedades irrigadas do oeste da Bahia, durante todo o ciclo da soja, para acompanhar a evolução da safra e produzir relatórios, atendimento a exigências da Adab.

O projeto de monitoramento das áreas irrigadas de soja, desenvolvido pela Aiba em parceria com Universidades locais em 2014, será repetido nesta nova safra garantindo a continuidade das ações de antecipação.

Em caso de dúvida, o produtor pode entrar em contato com a Aiba pelo telefone 77 3613-8000 ou pelos e-mails, luiz@aiba.org.br e adriele@aiba.org.br.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.