Bahia Pesca abre inscrições para curso gratuito de preparo de pescados

A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado, promove, de 4 a 7 de outubro, no seu Centro Vocacional Tecnológico e Territorial do Pescado (CVTT), em Santo Amaro da Purificação, mais uma capacitação para marisqueiras e pescadores. O curso é gratuito e visa capacitar 60 profissionais para o preparo pratos e quitutes à […]

Em 24/09 de 2016

bahia-pesca-abre-inscricoes-para-curso-gratuito-de-preparo-de-pescados-01A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado, promove, de 4 a 7 de outubro, no seu Centro Vocacional Tecnológico e Territorial do Pescado (CVTT), em Santo Amaro da Purificação, mais uma capacitação para marisqueiras e pescadores. O curso é gratuito e visa capacitar 60 profissionais para o preparo pratos e quitutes à base de peixes, de sabores peculiares e com alto valor nutricional.

Para efetuar as inscrições, os interessados devem preencher ficha disponibilizada no site da Bahia Pesca, e enviar para o email ctscoop14@gmail.com. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de setembro. Serão disponibilizadas 60 vagas, divididas em duas turmas. A primeira terá aulas nos dias 4 e 5, e a segunda nos dias 6 e 7, sempre das 8h às 19h. Caso o número de interessados seja maior que o de vagas, o critério de seleção será a ordem de chegada das inscrições.

Todo o material didático será disponibilizado sem custo pela Bahia Pesca. Além disso, os alunos vão receber alimentação gratuita e hospedagem nos dormitórios do próprio CVTT. “Com os conhecimentos adquiridos no curso os pescadores e marisqueiras se tornarão autossuficientes e ganharão a confiança para empreender, agregando valor aos seus produtos”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

“O nosso papel é garantir o acesso às novas técnicas e contribuir para o aumento da renda e promoção de melhorias na qualidade de vida dos pescadores e marisqueiras. Ações com essa contribuem significativamente para a estruturação da pesca e aquicultura no estado”, declarou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

Disciplinas
O curso tem carga horária de 20 horas e ensinará as melhores formas de aproveitar os alimentos, desde a sua aquisição, até a chegada à mesa dos clientes. Dentre as disciplinas trabalhadas estão noções de microbiologia de alimentos; boas práticas de fabricação e/ou produção; higiene e sanitização; qualidade da água; controles nas etapas de produção (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, manutenção, distribuição e sobras); principais diferenças entre peixe de couro e peixe de pele; e característica do frescor do peixe, dentre outros assuntos.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.