Atividades em escolas, bairros e pontos turísticos são realizadas durante Semana do Meio Ambiente, em Barreiras

Dircom Barreiras Com base em dois projetos macros: o Coração Verde: A escola da Sustentabilidade na Capital do Oeste – da secretaria de Educação – e o Barreiras Cidade Verde e Sustentável – da secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Barreiras em parceria com a Aiba, Abapa, Ufob e Sindicato dos Produtores Rurais está […]

Em 09/06 de 2017

Dircom Barreiras

Com base em dois projetos macros: o Coração Verde: A escola da Sustentabilidade na Capital do Oeste – da secretaria de Educação – e o Barreiras Cidade Verde e Sustentável – da secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura de Barreiras em parceria com a Aiba, Abapa, Ufob e Sindicato dos Produtores Rurais está desenvolvendo desde segunda-feira, 05, uma série de ações voltadas para a preservação ambiental, em comemoração a 16ª Semana do Meio Ambiente.

O Programa Coração Verde tem como principal objetivo, segundo a secretária de educação, Cátia Alencar, “promover a educação ambiental nas escolas por meio de atividades que contribuam para o bem estar coletivo e preservação dos recursos naturais”. Dentro deste contexto, todos os professores da rede municipal serão orientados para o desenvolvimento de atividades pedagógicas sustentáveis, ao longo de todo o ano.

O Barreiras Verde e Sustentável é uma proposta macro que engloba diversos outros pequenos projetos e ações da Secretaria de Meio Ambiente, com vistas a sustentabilidade. O projeto contempla a Sala Verde, com palestras educativas, plantio de árvores e arborização nas escolas. A caravana ambiental nos bairros com arborização em praças e avenidas e, também, a Parada Sustentável nos bairros, com ações socioeducativas.

“A parada sustentável aborda os moradores e busca resolver, por meio de diálogo e ações concretas, as principais demandas socioambientais existentes em cada bairro como problemas de coleta de lixo, falta de arborização, descarte de embalagens, entre outros”, explica o coordenador ambiental da Sematur, Ronaldo dos Santos.

Dentro destas propostas, desde segunda-feira, 05, já foram realizadas a caravana ambiental no Bairro Santa Luzia, com arborização da avenida principal e sala verde itinerante na escola Luzia Gonçalves de Souza. Na quarta-feira, 07, foi a vez dos estudantes da Octávio Mangabeira participarem da implantação de horta escolar, arborização, distribuição de mudas nativas do cerrado, palestras, realizarem apresentações culturais e receberem brindes.

Na quinta-feira, 08, foi a vez do Residencial Arboreto I receber a parada sustentável. No sábado, 10, a partir das 9h será realizada uma intervenção ecológica na Prainha, Rio de Ondas, com o objetivo de promover ações de conscientização, distribuição de material educativo e evitar, ou, minimizar os problemas ambientais em pontos de grande visitação pública.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.