Artesão de Barreiras expõe presépios no SESC

Joaney Tancredo A exposição “Presépios: a história do nascimento de Jesus recontada na arte” será aberta para visitação a partir de sexta-feira, 05 Foi na infância que Juliano Francisco começou a admirar as representações do nascimento do menino Jesus em presépios. Elas enfeitavam casas e igrejas dando o clima natalino. Também conhecida como lapinhas, aos […]

Em 03/12 de 2014

Joaney Tancredo

A exposição “Presépios: a história do nascimento de Jesus recontada na arte” será aberta para visitação a partir de sexta-feira, 05

Foto: Joaney Tancredo

Foto: Joaney Tancredo

Foi na infância que Juliano Francisco começou a admirar as representações do nascimento do menino Jesus em presépios. Elas enfeitavam casas e igrejas dando o clima natalino.

Também conhecida como lapinhas, aos olhos do artesão Juliano, a cena do nascimento do menino Jesus recebe diversas roupagens; das pequenas decorações aos grandes detalhes. As lapinhas são confeccionadas a mão, usando palha de milho, cabaças e vegetação nativa do cerrado e uma riqueza de detalhes que impressiona.

Juliano Francisco é natural de Barreiras, cursa o 3º ano de pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em onze anos de dedicação à arte de representar o nascimento do Menino Jesus em presépios, sua obra ganha uma exposição no Sesc de Barreiras a partir do dia 05 de dezembro.

História do presépio de natal
Assim como o pinheiro enfeitado e os tradicionais presentes distribuídos nesse período, o presépio é também uma das mais antigas representações do natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus.

Cristãos celebram a memória do nascimento de Jesus desde o século III, mas a tradição dos presépios, tem origens ainda do século XVI.

O que: Exposição “Presépios: a história do nascimento de Jesus recontada na arte”
Quando: De 05 de dezembro ao dia 05 de janeiro
Horário para visitação: segunda a sábado das 9h as 17h e aos domingos das 10h as 18h
Onde: Foyer do Sesc Barreiras
Entrada: Gratuita
Realização: Sesc-Barreiras

Foto: Joaney Tancredo

Foto: Joaney Tancredo

03

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.