Após divulgação da data do Enem, candidatos têm cerca de 30 semanas para se planejar nos estudos

Principal erro na preparação é a falta de planejamento; especialista dá dicas para a organização dos vestibulandos O ano de preparação para o vestibular é intenso e exige foco e disciplina dos estudantes. São muitas matérias para serem aprendidas e revisadas e, para não se perder ao longo do ano, é necessária uma organização antes […]

Em 28/02 de 2019

Principal erro na preparação é a falta de planejamento; especialista dá dicas para a organização dos vestibulandos

O ano de preparação para o vestibular é intenso e exige foco e disciplina dos estudantes. São muitas matérias para serem aprendidas e revisadas e, para não se perder ao longo do ano, é necessária uma organização antes do início do período letivo.

Segundo o coordenador do Sistema de Ensino pH, Fabrício Cortezi, o erro mais comum dos alunos ocorre por causa da falta de planejamento. Nesse sentido, o ideal é montar um cronograma e obedecê-lo religiosamente. Após a divulgação da data do Enem, que acontecerá nos dias 03 e 10 de novembro, os candidatos têm cerca de 30 semanas para se prepararem. Com essa noção de tempo até o dia do exame, é mais fácil dividir o conteúdo a ser estudado e planejar os períodos de descanso.

“Deixar a matéria acumular é o primeiro erro. É necessário estudar, se organizar, e para isso o estudante deve seguir um planejamento factível. Desse modo, as chances de ter bons resultados no final do ano são muito maiores”, diz Cortezi.

Segundo o coordenador, é preciso se organizar para que toda a rotina se encaixe aos estudos e para que uma matéria não sobreponha a outra.

“O Enem tem peso maior em matérias específicas, então é legal dedicar o período da tarde para elas. Mas é preciso tomar cuidado para não deixar os outros conteúdos que não específicas de fora porque, nos vestibulares mais concorridos, são elas que fazem a diferença na hora da aprovação”, ressalta Cortezi.

Além disso, é importante aliar o estudo a atividades que aliviam o estresse. Praticar atividades físicas e estar em contato com a sociedade é fundamental para o estudante ter consciência do que está acontecendo no mundo e não se transformar em uma ilha.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.