AMA realiza semana sobre autismo em Barreiras

Miriam Hermes Foi aberta segunda-feira (02) a Semana de conscientização do autismo 2018 com atividades focadas na difusão dos conceitos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) A programação segue até o próximo domingo, com atividades diversas como palestras e debates em escolas, faculdades e veículos de comunicação. De acordo com a presidente da AMA, […]

Em 03/04 de 2018

Miriam Hermes

Foi aberta segunda-feira (02) a Semana de conscientização do autismo 2018 com atividades focadas na difusão dos conceitos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

A programação segue até o próximo domingo, com atividades diversas como palestras e debates em escolas, faculdades e veículos de comunicação. De acordo com a presidente da AMA, Maureen Coité, a data serve para ampliar o debate sobre o TEA.

Fotos de segunda-feira, dia da abertura do evento

Ela explicou que o aprofundamento dos debates com diversos segmentos da comunidade, “melhora a aceitação dos portadores do transtorno, pois a pouca divulgação gera críticas e olhares de julgamento de pessoas na rua, condenando o comportamento de quem tem autismo”, afirmou.

Segundo a psicopedagoga o principal alerta é para pediatras e familiares, de modo que se atentem para o diagnóstico precoce. “Todos estudos mostram que quanto mais cedo é feita a intervenção com profissionais capacitados, melhores são os resultados”, enfatizou.

Para ela é urgente a fortificação de uma rede, onde todos os órgãos trabalhem de forma integrada para otimizar os resultados. “Só com trabalho conjunto vamos ampliar o conhecimento sobre o TEA e facilitar o acompanhamento das famílias junto aos profissionais de saúde, assistência social e educação”.

LEI – nesta quarta-feira (04) às 19h a AMA ocupa a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, esclarecendo sobre a trajetória da associação. Em seguida estará em votação o projeto de lei 020/2018 que alerta para a aplicação de placas informativas com símbolo internacional do autismo, indicando o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos.

Também vale conferir no sábado (07) o 2º Bazar Solidário da AMA na sede da associação e no domingo a Trilha Solidária em prol da associação, organizada pelo grupo Lobos do Cerrado.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 04/04
14h-15h30: Roda de conversas com adolescentes autistas no IFBA
Local: IFBA Campus Barreiras (Rua Gileno de Sá Oliveira, 271, Recanto dos Pássaros)
Org.: ColorIFBA – Coletivo LGBT do IFBA (Campus Barreiras), com apoio da AMA-Barreiras
19h: AMA Ocupa a Tribuna da Câmara de Vereadores – “A trajetória da Associação de Amigos dos autistas de Barreiras e Região”. Votação do Projeto de Lei nº 020/2018, que “Sugere a aplicação de placas informativas com símbolo internacional do AUTISMO em estabelecimentos bancários, órgãos públicos e em vias públicas onde estejam instalados estacionamentos privativos”.
Local: Câmara Municipal de Barreiras

QUINTA-FEIRA, 04/04
8h-12h: Formação para a equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho – “Autismo e diagnóstico precoce”
16h às 20h: Tarde Azul no Clubinho
Local: Clubinho Barreiras (Av. Ahylon Macêdo, 1013, Morada Nobre)
Org.: Equipe AMA-Barreiras, com apoio do Clubinho e da Vereadora Dra. Graça

SEXTA-FEIRA, 05/04
8h-11h: Plantão Ama: Acolhimento e orientação de famílias (e demais interessados)
Local: Sede da AMA-Barreiras
Org.: Equipe AMA-Barreiras

SÁBADO, 07/04
15h-19h: 2º Bazar Solidário da AMA
Local: Sede da AMA-Barreiras

DOMINGO, 08/04
Trilha Solidária em prol da AMA-Barreiras e Região
Org.: Lobos do Cerrado

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DOS AUTISTAS DE BARREIRAS E REGIÃO
Rua Dr. Renato Gonçalves, 144/fundos, Bairro Renato Gonçalves (próximo à Miquei e ao Kumon)

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.