Aiba e Abapa participam de audiência com o governador Rui Costa

Rassana Milcent | Ascom Aiba Os presidentes da Aiba, Júlio Cézar Busato, e da Abapa, Celestino Zanella, estiveram em audiência com o governador Rui Costa, no dia 28 de maio, em Salvador, para tratar sobre assuntos de infraestrutura, segurança e fomento a agroindústria. Também participaram da reunião, o secretário estadual de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti; o […]

Em 01/06 de 2015

Rassana Milcent | Ascom Aiba

01Os presidentes da Aiba, Júlio Cézar Busato, e da Abapa, Celestino Zanella, estiveram em audiência com o governador Rui Costa, no dia 28 de maio, em Salvador, para tratar sobre assuntos de infraestrutura, segurança e fomento a agroindústria. Também participaram da reunião, o secretário estadual de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti; o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes; o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira e a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira.

Busato salientou a necessidade de se avançar nas ações relacionadas a logística, infraestrutura e energia elétrica com a ampliação das linhas de transmissão e de subestações para que se possa ampliar a área irrigada e atrair agroindústrias para a região.

Sobre infraestrutura e logística, o presidente da Aiba solicitou a continuidade das obras da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol) e do Porto Sul, além da revitalização da hidrovia do São Francisco, da conclusão (ou implantação) da ferrovia Transnordestina e da modernizarmos dos portos de Aratu e Ilhéus. O secretário Marcos Cavalcanti destacou a importância do trabalho conjunto que vem sendo feito por agricultores e estado para a conservação das estradas estaduais e vicinais e informou que as obras do Anel da Soja e da Coaceral deverão ser iniciadas a partir de julho deste ano.

A parceria entre produtores e governo do estado inclui também a área de meio ambiente, com o incentivo a adesão dos produtores ao Cefir e ao PrevFogo. “Governador, estamos, a cada dia, construído pontes com o governo do estado através de parcerias com as secretarias para juntos resolvermos os problemas existentes na região”, disse Busato.

Já o presidente da Abapa, Celestino Zanella, destacou a parceria com a Adab para a execução do Programa Fitossanitário da Bahia, principalmente no que se refere ao controle do bicudo do algodoeiro, praga que poderia inviabilizar a cultura da fibra no estado.

Zanella solicitou a necessidade de renovação do Proalba, informou sobre a futura instalação da fábrica de extração de óleo de algodão no município de São Desidério e sobre a busca de uma indústria moageira de trigo e de uma maltearia de cevada, culturas que já foram testadas na região, em área irrigada, com excelentes produtividades.

Outro assunto em pauta foi a construção da Base Aérea Avançada (Bavan) em Luís Eduardo Magalhães, o que trará mais segurança ao oeste da Bahia.

Aiba 25 anos
Na ocasião, Busato relatou ao governador sobre as ações desenvolvidas pela Aiba, ao longo de seus 25 anos de existência, com projetos nas áreas de geração de emprego, renda e ambiental, com destaque para o trabalho de promoção da melhoria da qualidade de vida da população do Oeste, através do Fundesis. Busato renovou o convite para que o governador participe da cerimônia de abertura da Bahia Farm Show, que será realizada de 02 a 06 de junho, em Luís Eduardo Magalhães.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.