9 Mitos ou Verdades sobre a Prática de Exercícios Físicos

IBahia Conheça as crenças mais comuns e desvende os mitos e verdades sobre a prática de exercícios físicos. A busca por um corpo bonito e saudável tem sido cada vez mais uma preocupação na vida das pessoas. Visando alcançar esse objetivo, muita gente procura dicas e atalhos para aumentar os resultados e diminuir os esforços […]

Em 01/05 de 2014

IBahia

Conheça as crenças mais comuns e desvende os mitos e verdades sobre a prática de exercícios físicos.

01

A busca por um corpo bonito e saudável tem sido cada vez mais uma preocupação na vida das pessoas. Visando alcançar esse objetivo, muita gente procura dicas e atalhos para aumentar os resultados e diminuir os esforços na hora da malhação. Nesse momento, surgem receitas que prometem milagres: “Faça tal exercício que você vai emagrecer mais rapidamente”, “Coma isso que o resultado será melhor”. Estas dicas passam de pessoa para pessoa como se fossem verdades, mas na maioria dos casos, não são. Fique atento: além de falsas, tais dicas podem trazer grandes prejuízos à saúde.

1-Fazer o exercício durante pouco tempo, entre vinte e trinta minutos, não traz benefícios à saúde. Apenas um treino longo oferece resultados.
Mito ou verdade? MITO
30 minutos diários de exercícios, realizados 5 vezes por semana, podem resultar em importante melhora do funcionamento corporal. Para aqueles que não dispõem de tempo, alguns estudos demonstram que o treino pode ser fracionado em períodos de 10 minutos, por exemplo. 20 minutos também podem resultar em ganhos para a saúde, desde que o exercício seja de maior intensidade.

2- Faz mal praticar esportes ou atividades físicas apenas nos finais de semana. Caso a pessoa não tenha tempo durante a semana, então é melhor não fazer nada. Mito ou verdade? MITO
É muito importante manter uma prática regular de exercícios. Deve-se também reconhecer a necessidade de realizá-los pelo menos 3 vezes na semana, quando são incluídas atividades mais intensas, ou pelo menos 5 vezes, quando essas atividades são moderadas. Esse é um mínimo ideal. Entretanto, não se pode coibir a prática de exercícios apenas nos fins de semana. Ela não será suficiente para promover o que esperamos, mas é melhor que o sedentarismo absoluto. Cabe ressaltar que não devemos realizar exercícios além de nossas capacidades, sejam eles apenas nos finais de semana ou com uma maior frequência.

3-Se você pratica exercícios, pode comer o que quiser.
Mito ou verdade? MITO
02É imprescindível à promoção de saúde a manutenção de um estilo de vida saudável. Praticar exercícios, ter uma dieta equilibrada e saudável, controlar o peso corporal, controlar o estresse, ter atitude preventiva (usar cinto de segurança, preservativo, filtro solar etc.) são exemplos de comportamentos que compõem o estilo de vida saudável.

4-Exercício para emagrecer deve ser aeróbico. Musculação engorda.
Mito ou verdade? MITO
Para emagrecer é importante ter um balanço energético negativo, ou seja, gastar mais energia do que ingerir. De um lado dessa balança está a dieta e, do outro, as atividades físicas. Qualquer forma de exercício ou mesmo de atividades como o nosso deslocamento com esforço, as atividades domésticas e o esforço do trabalho podem contribuir para um maior gasto de energia. Musculação também não engorda. Ao contrário, exercícios que aumentam a força (como a musculação) devem compor um programa de emagrecimento. Além de contribuírem para um maior gasto energético, somente exercícios como a musculação podem auxiliar o trabalho da dieta com restrição calórica. Auxiliar como? Todos sabem que uma dieta com restrição calórica tem seu resultado diminuído sobre a perda de gordura corporal com o passar do tempo. Esta é uma resposta normal – e até mesmo inteligente do ponto de vista evolutivo -, mas que atrapalha os planos de quem quer ou precisa emagrecer. Somente exercícios como os de musculação conseguem minimizar essa resposta corporal, permitindo estender temporalmente os efeitos da dieta.

5-Praticar exercícios em jejum é a melhor maneira de perder peso.
Mito ou verdade? MITO
Até mesmo a metabolização de gorduras é prejudicada quando o indivíduo pratica exercícios em jejum. Em jejum vamos produzir uma maior quantidade de elementos que antecipam a fadiga e o resultado é que exercitaremos em intensidades ou em um tempo menor do que poderíamos. E menor intensidade ou menor tempo resultam em menor gasto energético.

6-Quanto maior o suor maior o emagrecimento.
Mito ou verdade? MITO
Quando suamos, perdemos peso em água. Com a reidratação (que será necessária) recuperaremos o tal peso “perdido”.

7-Quando você estiver sem disposição para se exercitar, é melhor descansar, do que fazê-lo sem vontade.
Mito ou verdade? MITO
03A maior parte das pessoas experimenta essa indisposição, principalmente quando ainda estão acostumando-se à prática regular de exercícios. E isso é uma resposta corporal muito inteligente, que está relacionada à nossa programação genética para armazenar energia. A boa notícia é que, para a maior parte das pessoas, a persistência consegue reverter a indisposição.

8-Sentir dores musculares é sinal de que os exercícios praticados fizeram efeito. Mito ou verdade? MITO
Sentir dores musculares é sinal de que fizemos algo além das nossas possibilidades e que, por isso, acabamos promovendo uma lesão em nossas células. Devemos realizar exercícios respeitando nossos limites físicos. Na medida em que nos habituamos, será necessária alguma forma de mudança no estímulo, seja na quantidade ou na intensidade do que fazemos.

9-Basta fazer exercícios com regularidade e comprometimento para alcançar os resultados que você deseja.
Mito ou verdade? VERDADE
Estabelecer compromisso consigo mesmo é uma boa estratégia para manter-se regularmente ativo.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.