28/fevereiro/2019- Atualizado em 28/02/2019 15:57:15

Programa fortalece agricultura familiar em Barreiras

A AIBA realizou o acompanhamento técnico dos pequenos produtores rurais | Foto: Divulgação

Em Barreiras a Associação de Produtores do Vale do Rio de Janeiro (APROVALE) em parceria com Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) implantou um programa para fortalecer a agricultura familiar nas comunidades às margens da Unidade de Conservação da Bacia do Rio de Janeiro, onde a média da colheita de milho dos últimos anos não ultrapassou 15 sacos por hectares. A previsão é que em 2019 sejam colhidos cerca de 80 sacos por hectare.

Conforme a APROVALE o programa consiste na capacitação dos pequenos produtores que receberam gratuitamente sementes selecionadas de milho doadas pelos associados da AIBA, que também promoveu todo acompanhamento técnico e colaborará na comercialização da cultura.

“Essa ação revela a união de um único setor: a agricultura. Com isso, queremos mostrar que se pode produzir mais com pouco, basta fazer as escolhas e os investimentos certos”, disse o produtor rural Luiz Pradella, um dos doadores de insumo.

O plantio foi realizado em oito pequenas propriedades | Foto: Divulgação

O plantio foi realizado inicialmente em oito pequenas propriedades com aproximadamente um hectare cada. Os pequenos produtores também receberam o apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da cessão de horas máquinas para gradear as terras.

“O programa além resgatar a esperança do homem do campo potencializa a agricultura familiar. O milho é a ração mais utilizada na criação de galinha e gado. Muitas vezes esses pequenos produtores eram obrigados a comprar o grão em grandes fazendas ou na cidade. Para esse ano vamos ampliar o programa e atender um número maior de sócios”, revela o presidente da APROVALE- Jackson Teixeira Pimenta.

CONTATO:
Os produtores que desejarem obter mais informações sobre o programa podem entrar em contato com a APROVALE por meio do telefone: (77) 9 9197-7786.

O presidente da APROVALE, Jackson Teixeira Pimenta (esquerda) ao lado de um dos produtores rurais beneficiados | Foto: Divulgação

Fonte: Ascom APROVALE

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!