27/abril/2014- Atualizado em 27/04/2014 22:28:25

Programa de Rastreamento do Câncer de Mama chega a Santa Cruz da Vitória

Secom Bahia | Fotos: Alberto Coutinho

01O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), atende a 382 mulheres do municipio de Santa Cruz da Vitória, no sul da Bahia, desde ontem (26) até terça-feira (29). O governador Jaques Wagner acompanha a ação que já beneficiou mais de 100 mil baianas com o exame gratuito de mamografia, orientação e acompanhamento.

O programa também tem o propósito de alertar as mulheres para a importância da realização do exame preventivo, que deve ser feito anualmente, a partir dos 40 anos. “É um serviço fundamental para o diagnóstico precoce que favorece o tratamento do câncer de mama e ajuda a salvar a vida de muitas mulheres, principalmente nos municípios que não oferecem o exame”, disse Wagner.

Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia no próprio município. A dona de casa Maria José de Jesus já teve um cisto detectado em um dos seios e, após tratamento, mantém o cuidado com exame anual, que pôde ser realizado por meio do rastreamento itinerante. “Com esse serviço aqui ficou mais fácil me cuidar porque eu teria que viajar até Itabuna e pagar para fazer o exame”..

Iniciado durante a campanha Outubro Rosa de 2011, o programa já percorreu 161 municípios baianos. Os procedimentos são realizados em unidades móveis equipadas com dois mamógrafos, com capacidade para 70 mamografias por dia, cada, e 140 exames diários, no total.

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!