21/julho/2014- Atualizado em 21/07/2014 12:33:46

Programa de rastreamento do câncer de mama chega a Cocos

Secom Bahia

01O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estará no município de Cocos, Oeste da Bahia, a partir de hoje, 21, com o objetivo de atender, até o dia 29, um total de 1.067 mulheres na faixa entre 50 e 69 anos, sendo 140 mulheres, por dia. O atendimento será feito na Praça Presidente Juscelino, número 35, em frente à Prefeitura Municipal.

A estratégia de rastreamento do câncer de mama foi iniciada em outubro de 2011, e se consolidou como uma proposta complementar às ações já desenvolvidas pelo Estado, referente à saúde da mulher. A ação percorre municípios baianos com unidades móveis, realizando Mamografia Bilateral de Rastreamento. Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia, na própria cidade.

As mulheres com diagnóstico positivo terão o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico realizado em unidades de alta complexidade em Oncologia de Referência para a sua região. A estratégia já percorreu 225 municípios de 14 regiões de Irecê, Jacobina, Itaberaba, Seabra, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Ilhéus, Valença, Jequié, Itabuna e Vitória da Conquista.

Atualmente, a atividade está sendo desenvolvida na região de Santa Maria da Vitória. No período de outubro de 2011 a maio desse ano, foram realizadas mais de 160 mil mamografias.

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!