Saulo Fernandes vai receber a Comenda 2 de Julho, indicação de Jusmari Oliveira

Projeto da deputada Jusmari concedendo Comenda 2 de Julho ao cantor barreirense Saulo Fernandes, foi aprovado na ALBA

Em 18/12 de 2019

Ascom Deputada Jusmari Oliveira (PSD)

O cantor Saulo Fernandes será homenageado com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O Projeto, de autoria da deputada Jusmari Oliveira (PSD), foi aprovado por unanimidade no Plenário da Casa, nessa terça-feira (17) de dezembro.

“Este projeto é para homenagear o artista Saulo Fernandes que eu tive a honra de acompanhar os seus primeiros passos na música ainda em Barreiras e depois testemunhar o seu sucesso, dignificando o nome de Barreiras e da nossa região Oeste da Bahia” disse a deputada.

Jusmari afirmou ainda que a homenagem é uma forma de mostrar à juventude que, com talento, força de vontade e determinação, é possível realizar muitos sonhos. “A trajetória de Saulo Fernandes comprova isso”, destacou a deputada.

A data para Sessão Especial de entrega da Comenda ainda vai ser marcada mas acontecerá, provavelmente, no primeiro semestre de 2020.

UM ARTISTA MODERNO E VERSÁTIL
Na justificativa do Projeto, Jusmari escreveu que Saulo Fernandes é um nome reconhecido nacionalmente pela sua bela voz e é um artista que, por onde anda, quer no Brasil ou no exterior, leva o nome de sua cidade natal Barreiras e, sobretudo da Bahia, para o mundo. Um artista moderno, versátil e que sempre encantou a todos com seu carisma, sua humildade e seu talento.

A seguir, alguns dados biográficos deste grande artista baiano, cuja história merece o reconhecimento através da Comenda 2 de Julho.

Baiano nascido em Barreiras, interior da Bahia, Saulo Fernandes é o caçula dos 5 filhos da dona Estela. Por influência do tio, o cantor regional Bosco Fernandes, Saulo fez sua primeira apresentação em público, aos dez anos de idade, onde foi apresentado ao trio elétrico com uma participação especial. “Orgulho-me de ter sido escolhido pela música desde bem cedo”, afirma o cantor.

Aos 14 anos gravou o primeiro LP, batizado de “Falando de Esperança”, que reunia composições do tio e duas faixas de autoria do próprio Saulo. Aos 18 anos muda-se para cidade de Vitória (ES), cria a banda ‘Mukeka’ e ganha experiência puxando blocos em trio elétrico pela primeira vez. De volta à Bahia, em 1997, monta a Chica Fé, grupo através do qual viajou o país fazendo shows.

Em 2001 grava o CD “Querer”, e junto com o trabalho o passaporte para comandar seu primeiro Carnaval na Bahia. Em 2002, seu desempenho chama a atenção e logo é convidado para comandar a banda Eva, para onde leva com ele os músicos e amigos da antiga banda.

Em 2013 com onze anos de Eva, seis CDs, três DVDs gravados, ganhando os prêmios de Melhor Cantor pelo segundo Carnaval consecutivo e o Prêmio da Música Brasileira na categoria Canção Popular – Grupo, pelo álbum duplo CNRT, Saulo despede-se do Eva e lança carreira solo.

Os ingressos para a gravação do primeiro DVD desta nova etapa da sua carreira se esgotaram cedo. Fãs lotaram a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O DVD contou com a participação de grandes artistas como Ivete Sangalo, Alexandre Carlo (Natiruts) e Davi Moraes. O projeto foi um sucesso.

Saulo tem arrastado multidões por onde passa. Com seu estilo marcante e repertório eclético, o artista cativa multidões também pelo seu engajamento em projetos sociais por todo Brasil. o artista já chegou mesmo a raspar a cabeça em uma campanha em prol das crianças com câncer do Hospital da Criança Martagão Gesteira.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.