Posição do PSOL Barreiras no segundo turno das eleições de 2014

Sabemos que a diferença entre ambos os candidatos do segundo turno para a presidência do Brasil são mínimas, e por este fator, compreendemos que não há opção de voto. Reconhecemos que o retorno do PSDB, representado na figura do candidato Aécio Neves, é um retrocesso no que tange aos direitos humanos, ao retorno de uma […]

Em 20/10 de 2014

01Sabemos que a diferença entre ambos os candidatos do segundo turno para a presidência do Brasil são mínimas, e por este fator, compreendemos que não há opção de voto.

Reconhecemos que o retorno do PSDB, representado na figura do candidato Aécio Neves, é um retrocesso no que tange aos direitos humanos, ao retorno de uma evidente política neoliberal, com o aumento das privatizações, as quais também são feitas no governo do PT. Porém, a diferença entre ambos não passa de aspectos pontuais, já que no tocante a questões estruturais, ambos são muito parecidos. Há bem pouca diferença entre um governo de Centro Direito (PT), para um governo de Extrema Direita (PSDB).

Somos um partido da Esquerda Socialista e não podemos nos contentar em votar por medo. Em um passado não muito distante, nós, socialistas, votamos no PT por esperança. Hoje, alguns votam por medo do retrocesso representado pelo governo tucano.

Por isso, nós do PSOL de Barreiras continuamos acreditando que a transformação política se faz no cotidiano de nossa realidade social. Acreditamos que a luta pelo socialismo se dá nos diversos espaços de atuação política. A eleição é somente mais um desses espaços, em que nós do PSOL, utilizamos para dar voz à juventude, aos trabalhadores e grupos sociais que não têm seus direitos garantidos pelo Estado. Não fazemos “politicagem”, muito menos críticas levianas. Fazemos a crítica com fundamento teórico e com uma prática revolucionária.

Fizemos nossa parte no primeiro turno, defendendo pautas que nenhum dos partidos que tiveram ou que ainda têm possibilidade de assumir o poder, defendem. Pois esses partidos são apenas eleitoreiros e oportunistas. Só defenderá uma causa, se esta lhe der votos nas eleições. Mas, na prática, continuam com a velha política para se manterem no poder.

Isso vale, principalmente, para Marina Silva (PSB) e Eduardo Jorge (PV), que levantaram bandeiras eleitoreiras para obter votos, mas demonstram práticas reacionárias por acreditarem que o PSDB pode representar mudança, quando, na verdade, representa apenas o retrocesso através do apoio a candidatura de Aécio Neves. É inaceitável ver pessoas que se dizem representantes da classe trabalhadora, do meio ambiente, “das minorias”, até mesmo com o discurso de uma nova política, resgatando uma política “mais velha” do que “a velha política” do PT.

Por fim, o PSOL Barreiras continuará votando de forma coerente e consciente, como sempre votamos e, a partir dos marcos da Resolução Nacional do PSOL no segundo turno das eleições de 2014, intitulada “Seguir lutando para mudar o Brasil: Dilma não nos representa. Nenhum voto em Aécio”, o PSOL de Barreiras decide neste segundo turno votar 50 novamente. Se este voto for anulado, teremos a certeza de que a atual conjuntura política não representa os interesses do povo brasileiro. Ao contrário disso, o que temos no momento, é a falsa ideia de que estamos escolhendo quem vai nos representar, mas, na realidade, só temos a opção de quem vai continuar nos oprimindo.

Barreiras, 19 de outubro de 2014.
Direção Municipal do PSOL Barreiras

1 comentário

Tony
Comentou em 17/10/15

Coronel, saindo um pouco de Dirceu mas ainda fadanlo do PT, li no jornal O Atle2ntico: Itajai este1 entre as 23 cidades escolhidas pelo governo Federal para o PAC Drenagem e Itajai vai receber R$ 29,7 milhf5es do PAC Drenagem, Ideli estava no evento, mas algo me chamou a atene7e3o:Sou contra a qualquer tipo de violeancia, mas aquele caso da cadeia de Santa Catarina, sere1 que tem o deado de Ideli e o PT?Sf3 que a OAB-SC representada por uma sra. que ne3o o nome: Ne3o foi televise3o declarar abominave9l:1- O menino Joe3o He9lio, arrastado por bandidos,2-O jornalista Tim Lopes, esquartejado,3- Um me9dico de 52 anos, cirurgie3o ple1stico que levou ve1rios tiros e morreu:4- Um sr. de 70 anos que levou tiros no joelho e viu sua esposa ser assassinada na sua frente,5-Sequestros, onde as vedtimas, ficam traumatizadas por resto da vida,6-Bandidos que enconstam a arma na cabee7a das pessoas,7- Um homem viuvo, que tinha acabado de perder a esposa com ce2ncer, e resolveu retomar a vida, comprou um carrinho para seu trabalho e os ladrf5es quiseram levar o seu carro, e o filho de 8 anos pediu para ne3o matar o pai, e o bandido atirou a queima roupa no peito do homem.Tudo isto a senadora Ideli, ne3o tem df3, quis aparecer se penalizando com bandidos, alias nisto ela tem experieancia.Depois vem Dirceu falar que a senadora Marina Silva, rompeu totalmente com o seu passado? Ela rompeu com o PRESENTE DO PT, que e9 nojento, ambicioso, frio, realmente por mais que queira ne3o consigo entender!

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.