Jusmari comemora aniversário dos municípios de Coribe, Ibotirama e Cocos

Coribe, Ibotirama e Cocos comemoraram 61 anos de emancipação político-administrativa no dia 14 e, na ocasião, a deputada Jusmari Oliveira (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moções de aplausos parabenizando as três localidades

Em 16/08 de 2019

Ascom Deputada Jusmari

Coribe – Com cerca de 14 mil habitantes, localizado a 900 km da capital baiana, o Coribe faz limites com Cocos, Jaborandi, Feira da Mata, São Félix do Coribe e Carinhanha. “O território do município integrava a Província de Pernambuco e seu povoamento iniciou-se por volta de 1815, quando famílias portuguesas se estabeleceram às margens do riacho Ribeirão, formando o povoado São José das Gerais. A partir de 1900, já integrando o Estado da Bahia, o arraial passou a pertencer ao município de Carinhanha. Em 1923, instalou-se ali uma subprefeitura, mudando seu nome para Rio Alegre. Em 1943, o topônimo foi alterado para Coribe, vocábulo de origem tupi que significa “rio alegre””, destacou a parlamentar.

Ibotirama – “Na passagem desta data, homenageamos todo o povo de Ibotirama e celebramos juntos este momento em que a cidade se irmana e se une em torno de ideais de progresso, paz e desenvolvimento”, declarou a parlamentar.

Na moção entregue por Jusmari Oliveira, ela destacou o que há de mais relevante no município sob o seu ponto de vista. “Ibotirama é um município que vem se desenvolvendo bastante, se transformando em um referencial no São Francisco e no Oeste Baiano. Uma cidade que se destaca pela sua bela história, por preservar importante aspectos culturais como o Festival de Música, o Festival de Poesia, a Festa da Cidade, os festejos religiosos, a agricultura, a pecuária e o cenário emoldurado pelo lendário Rio São Francisco”.

Cocos – Sobre Cocos, a parlamentar ressaltou o grande potencial da cidade: “Cocos é um município que tem uma grande capacidade e vem se expandindo na agricultura com tecnologia de ponta e se fortalecendo cada vez mais na pecuária. Também se destaca pelo seu patrimônio ambiental e pela beleza dos seus rios que atraem visitantes de várias partes do País”, finalizou a deputada.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.