Jusmari apresenta projeto concedendo Comenda Dois de Julho à estudante Janinne Farias, do curso de pedagogia da Uneb

Janinne Pires Farias, primeira surdocega congênita do Brasil a ser aprovada em uma universidade pública

Em 09/01 de 2020

Ascom Deputada Jusmari Oliveira (PSD)

A deputada Jusmari Oliveira (PSD) apresentou um Projeto de Resolução concedendo a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia, à estudante de Pedagogia da UNEB de Barreiras, Janinne Pires Farias, primeira surdocega congênita do Brasil a ser aprovada em uma Universidade pública. Ela já está quase concluindo o curso. O Projeto está tramitando e deve ser votado tão logo termine o recesso do Legislativo.

Jusmari afirmou que Janinne Pires Farias tronou-se referência e símbolo de uma luta das pessoas com deficiência para terem acesso ao sistema institucional de ensino superior, no que diz respeito às políticas públicas de inclusão e permanência na educação formal. “A sua luta e de sua família é um exemplo muito forte para todos nós” frisou a parlamentar.

Morando em Barreiras há 20 anos, Janinne já é respeitada pelo povo da Capital do Oeste Baiano. Filha de Jakson Prates Farias e Sandra Samara Pires Farias, ela sempre contou com o apoio da família para realizar os seus sonhos.

Janinne fez todo o processo formal desde alfabetização, ensino fundamental e ensino médio em escola pública. Jusmari diz que sua trajetória torna-se ainda mais bela e digna de elogios por Janinne também ter contribuindo com a formação de outras crianças e jovens deficientes sendo professora de braile em escolas públicas. Fato esse que proporcionou oportunidades para a inclusão de novos estudantes no sistema formal de ensino.

“Janinne é mais que uma vencedora, é um exemplo vivo de que o ser humano tem capacidade para superar as adversidades, os obstáculos, os preconceitos e vencer na vida através da educação. Este exemplo merece ser referenciado para que outros jovens com deficiência, na Bahia e no Brasil, tenham a mesma determinação e utilizem a coragem, a fé, a força de vontade para estudarem e se tornarem profissionais de sucesso”, destacou Jusmari.

Sandra Samara, a mãe de Janinne, disse que Jusmari quando foi prefeita de Barreiras apoiou projetos de inclusão de alunos portadores de deficiência, inclusive com a formação de professores para atender este público.

“Estou muito sensibilizada com esta atitude da deputada em conceder esta Comenda a minha filha, é um incentivo para que possamos continuar a luta. A ela quero expressar os meus agradecimentos”, finalizou.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.