Deputado Antônio Henrique Júnior coordena debate sobre escoamento da produção agrícola do oeste

A Comissão continuará acelerando o ritmo dos trabalhos para contribuir com o projeto de desenvolvimento da Bahia

Em 28/11 de 2019

Ascom Deputado Antonio Henrique Júnior (PP)

A Comissão Especial da Fiol, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste, presidida pelo deputado Antonio Henrique Júnior (PP), se reuniu nessa quarta-feira (27), na área da 32ª Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador, para discutir a questão do escoamento da produção agrícola do oeste baiano através da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

O gerente-geral de planejamento e estratégia da Bahia Mineração, Gustavo Cota, apresentou dados atualizados revelando que as obras da Fiol no trecho entre Barreiras e Caetité já tem cerca de 36% das obras finalizadas, enquanto que no trecho Caetité/ Ilhéus, onde a ferrovia se conecta com o Porto Sul, 76% das obras já estão concluídas.

O secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Costa, ressaltou a importância do empreendimento para o desenvolvimento do agronegócio baiano uma vez que “reduzirá custos e facilitará a logística de transporte da produção agrícola”.

Moisés Schmidt (presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras) fez um amplo relato da produção de soja, milho e algodão na região oeste, lembrando que “apenas a soja do oeste corresponde a quase 23% do total de exportações da Bahia”.

João Lopes (presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia) e Baltazarino Júnior (coordenador do Colegiado Territorial da Bacia do Rio Grande) falaram sobre o potencial de crescimento do agronegócio no oeste e a necessidade da conclusão da ferrovia para exportação das comodities agrícolas e minerais. Os deputados Rosemberg Pinto e Marquinhos Viana seguiram na mesma sintonia.

O pronunciamento do secretário de desenvolvimento econômico e vice-governador da Bahia, João Leão, foi carregado de otimismo. Ele anunciou que a SDE tinha acabado de empenhar o valor de R$ 5,6 milhões, recursos que serão aplicados na indenização da área onde será construído o Porto Sul.

Ao final, o deputado Antônio Henrique Júnior, anunciou que “a nossa Comissão continuará acelerando o ritmo dos trabalhos para contribuir com o projeto de desenvolvimento da Bahia”.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.