Deputada Jusmari apresenta projeto de incentivo à Literatura

A parlamentar é admiradora da literatura e das artes como instrumentos de transformação social e como um dos principais caminhos para a democratização do conhecimento

Em 14/11 de 2019

Ascom Jusmari Olveira (PSD)

A deputada Jusmari Oliveira (PSD) apresentou um Projeto de Resolução na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), criando o Prêmio Literário Osório Alves de Castro. De acordo com o projeto, serão premiados, anualmente, no dia 17 de abril (dia do aniversário de Osório), três escritoras ou escritores baianos, cujas obras serão selecionadas com antecedência pela Comissão de Educação da Alba, sendo que, o conjunto da obra também poderá ser objeto da premiação.

O projeto prevê que os três selecionados receberão uma placa e terão um dos seus livros, previamente escolhido, reimpresso pela editora da Alba, com tiragem de mil exemplares. A premiação acontecerá em Sessão Especial, no Plenário da Assembleia Legislativa e será divulgada por toda a rede de comunicação da Casa.

“Esta é uma forma que encontramos para incentivar, fortemente, a literatura em toda a Bahia como algo fundamental para a cultura do nosso povo e também servirá para manter vivo o nome do grande escritor de Santa Maria da Vitória, o saudoso Osório Alves de Castro” explicou Jusmari.

A parlamentar, que é formada em Letras pela UNEB – Universidade Estadual da Bahia – é admiradora da literatura e das artes como instrumentos de transformação social e como um dos principais caminhos para a democratização do conhecimento.

“Acompanho a luta dos escritores da Bahia, principalmente aqueles do interior, que enfrentam muitos obstáculos para publicarem obras de qualidade e não têm o incentivo das diversas instâncias de governo. A criação deste prêmio preencherá esta lacuna e ajudará fortalecer a literatura em nosso estado” disse Jusmari.

A deputada enfatizou que a Bahia que já deu ao Brasil nomes da estatura de Gregório de Matos, Castro Alves, Ruy Barbosa, o próprio Osório Alves de Castro, Jorge Amado, Capinam, Wally Salomão, João Ubaldo Ribeiro, entre tantos outros, precisa manter o seu protagonismo na literatura nacional.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.