Antonio Henrique Júnior propõe homenagem ao médico Davy Bessa

“Seu espírito público levou a participar de causas sociais, sendo um dos fundadores da Apae local", AHJr

Em 06/09 de 2020

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antonio Henrique Júnior (PP)

O deputado Antonio Henrique Júnior (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei para denominar de Dr. Davy Bessa a Ala de Cardiologia do Hospital do Oeste (HO), no município de Barreiras. Ao justificar a homenagem, o parlamentar destacou o legado deixado pelo médico para a saúde da população do município.

José Davy Bessa Nogueira nasceu no Ceará em 2 de junho de 1947. De origem humilde, formou-se médico em 1975 na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Ele fez a residência médica em Ortopedia no Hospital das Forças Armadas em Brasília, como médico militar convocado. Ao término da residência, optou por exercer a profissão no interior, escolhendo Barreiras, chegando na cidade em 2 de janeiro de 1979.

“Como primeiro ortopedista da região, encontrou inúmeras dificuldades. Vencidos os obstáculos, atuou por muitos anos como único ortopedista no Hospital Eurico Dutra, onde exerceu o cargo de diretor em duas ocasiões deixando como sua marca a capacidade resolutiva, o destemor no enfrentamento das adversidades e o carinho e respeito no trato com toda a equipe”, contou o deputado, na justificativa da proposição.

De acordo com o parlamentar, Bessa fundou, em 1980, a primeira clínica de ortopedia e fisioterapia no Oeste, que hoje, aos 40 anos, é referência na região. Sentindo a carência em melhores diagnósticos por imagem, ele criou também o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), trazendo para Barreiras a 1ª Ressonância Magnética e o 1º tomógrafo do Oeste da Bahia.

“Dr. Davy Bessa, como era conhecido, deixou como legado o empreendedorismo, o caráter e moral irretocáveis e o amor incondicional pela família”, afirmou o deputado, acrescentando, no documento. “Seu espírito público levou a participar de causas sociais, sendo um dos fundadores da Apae local, vindo a ser seu presidente por duas gestões, marcadas pelo crescimento da instituição”.

De acordo com Antonio Henrique, sempre pensando em contribuir para a cidade que escolheu como lar, ele ingressou na política, sendo vereador por dois mandatos retornando em seguida ao exercício pleno da medicina, sua verdadeira paixão.

“Em função do espírito público, da dedicação e amor incondicional pela medicina e pelo desenvolvimento do município de Barreiras, bem como de toda região Oeste da Bahia, é que acho justo e merecido denominar Dr. José Davy Bessa Nogueira, a ala de Cardiologia do Hospital do Oeste”, concluiu o parlamentar.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.