22/junho/2016- Atualizado em 24/06/2016 16:25:07

Paratinga prepara a festa de aniversário de 119 anos

Ely Pacheco | Fotos: Zé Legal

Paratinga-prepara-a-festa-de-aniversario-de-119-anos-01

O município de Paratinga, a 275 km de Barreiras, prepara-se para comemorar o seu aniversário de 119 anos. Emancipado de Jacobina em 25 de Junho de 1897, Paratinga no vale do São Francisco, possui hoje cerca de 33.000 habitantes sendo que 70% deles vivem na zona rural. A história do município se confunde com sua religiosidade. Diz a lenda que por volta do século XVII, um caçador adentrando as matas encontrou uma imagem de Santo Antônio embaixo de uma árvore e num galho acima dela, um urubu com as abertas como que a proteger a imagem do sol. Daí surgiu o povoamento e a antigo arraial, com os currais e a criação de gado bovino. Documentos encontrados num museu em Lisboa-Portugal, dão conta da criação da Irmandade de Santo Antônio de Pádua no antigo arraial em 1680. O município que já se chamou Santo Antônio do Urubu, Urubu e Rio Branco passou a adotar o atual nome PARATINGA somente a partir de 1943. Paratinga fica entre Bom Jesus da Lapa (75 km) e Ibotirama (65 km). Limita-se também com Oliveira dos Brejinhos, Boquira, Macaúbas, Sítio do Mato e Muquém do São Francisco. Para este ano foi elaborada a seguinte PROGRAMAÇÃO DE SÃO JOÃO E ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

Dia 23 – Quinta feira – A partir das 19 horas, festival de quadrilhas juninas na Praça 2 de Julho (8 grupos participantes).

Dia 24 – Sexta feira – Atrações no palco da Praça 2 de Julho a partir das 21:00 horas:
Gerry Cunha e Banda, Banda Forró Seu Luiz e NETO LX e BANDA.

Dia 25 – Sábado – Às 09:00 horas – Solenidade de inauguração da CRECHE DA RUA DO CRUZEIRO com celebração de MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS pelos 119 anos de Paratinga.
Em seguida, entrega oficial do SISTEMA DE ABASTECIMENTO DÁGUA DOS BAIRROS DO ENTRONCAMENTO, PARATINGUINHA e das novas instalações requalificadas do HOSPITAL MUNICIPAL.

Às 12:00 horas – Almoço de confraternização na Praça do Fórum com apresentação do Grupo Folclórico da MARUJADA e show musical com o cantor GERRY CUNHA.

A partir das 21:00 horas, no palco da Praça 2 de Julho:
Show musical com: Thaeme e Thiago, Banda Balagan e Boyzinho da Bregadeira.

No dia 29, será realizada a feste de SÃO PEDRO na Praça 2 de Julho com as bandas VERA CRUZ e D”LOOK.

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!