22/janeiro/2019- Atualizado em 22/01/2019 10:46:23

No ritmo da folia: Ensaio do bloco Zé de Hermes deu a largada para o Carnaval 2019

Fotos: Lucas Bonfim e Leonardo Van de Bonn

Esquentando os motores para o Carnaval deste ano

O Carnaval está chegando e os tradicionais blocos de rua de Barreiras estão se preparando para a festa. No sábado (19), o Instituto São Francisco de Arte de Cultura (ISFAC), deu a largada e antecipou a folia realizando o memorável Ensaio do Bloco Zé de Hermes. O objetivo da festa foi rememorar os carnavais do Clube ABCD e homenagear o saudoso carnavalesco José Nunes da Mata Filho, popular Zé de Hermes.

 

O Zé de Hermes anualmente montava um palco em alguma praça de Barreiras e colocava a ‘Charanga do Mestre Aldo Diniz’, tocando marchinhas para os foliões pularem o carnaval. Uma ação cultural espontânea que nunca pode ser esquecida. O bloco sai na segunda de carnaval, à noite, no Centro Histórico, e conta com as presenças dos foliões dos blocos culturais, como ‘As Crias de Irá’, ‘Filhas de Nina’, ‘Nêga Maluca’ e costumeiros foliões da cidade que ultimamente têm recebido um reforço importante da juventude, principalmente dos estudantes das universidades locais.

A festa do carnaval é considerada uma das mais populares, animadas e representativas do mundo. No Brasil, os primeiros blocos carnavalescos e cordões surgiram no final do século XIX. As fantasias de carnaval mais usadas durante a festa brasileira são provenientes de personagens do teatro popular de comédia italiano dos séculos XVI ao XVIII. São eles: Pierrot, Colombina e Arlequim.

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!