XXIII Conird – Irrigar para crescer

Por: Rassana Milcent “A Importância da cadeia de negócios da agricultura irrigada para o desenvolvimento municipal”. Este será o tema da conferência de abertura do XXIII Conird, que será realizado de 13 a 18 de outubro, no hotel Saint Louis, em Luís Eduardo Magalhães (BA). A conferência será feita pelo prefeito Humberto Santa Cruz. O […]

Em 03/10 de 2013

Por: Rassana Milcent

teste-interno“A Importância da cadeia de negócios da agricultura irrigada para o desenvolvimento municipal”. Este será o tema da conferência de abertura do XXIII Conird, que será realizado de 13 a 18 de outubro, no hotel Saint Louis, em Luís Eduardo Magalhães (BA). A conferência será feita pelo prefeito Humberto Santa Cruz.

O município de Luís Eduardo Magalhães está localizado no Oeste da Bahia, região que possui 116 mil hectares irrigados, o que representa muito pouco dentro dos 2,5 milhões de hectares da área total que ainda poderá ser explorada, cumprindo todas as exigências ambientais. O potencial hídrico do Oeste da Bahia é enorme, considerando-se a existência de rios perenes e do aquífero Urucuia. As áreas com índice pluviométrico entre 1.500 e 1.800 mm de chuva por ano já foram ocupadas com culturas de sequeiro; nas áreas com chuva entre 1.000 e 1.100mm, que estão justamente localizadas onde o aquífero Urucuia é mais raso, serão as novas áreas incorporadas ao sistema produtivo com a implantação da irrigação.

Neste cenário, Luís Eduardo Magalhães vem se destacando. Sua economia é movimentada, em grande parte, pela produção agrícola, impulsionando as indústrias, o comércio e os serviços. Com isso a população cresce exponencialmente. Em 2010 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimava para Luís Eduardo Magalhães uma população de 60.105 habitantes. Três anos depois, após atualização dos dados do censo, a população do município é de 73.061 habitantes. Luís Eduardo Magalhães é um dos pólos do agronegócio do país. Seu Produto Interno Bruto (PIB) saltou de R$ 841 milhões em 2006 para R$ 1,5 bilhão em 2008.

Brasil – O processo de crescimento da irrigação não tem volta. O Brasil irriga pouco mais de cinco milhões de hectares, cerca de um sexto do potencial brasileiro para irrigação. Ainda assim, vem batendo recordes de produtividade devido ao uso racional da água, dentre outros fatores.

Cada hectare irrigado numa região representa um aumento de 5% de renda real para toda a comunidade envolvida. Com a irrigação, o agricultor sabe exatamente a quantidade de água necessária para cada etapa do processo produtivo, antes mesmo de lançar a semente no solo.

As inscrições para o XXIII Conird estão sendo efetuadas somente via internet, no site do evento, até o dia 11/10/2013. Após esta data, as inscrições só poderão ser realizadas no local do evento. Os valores variam de acordo com a categoria: profissional, estudante de pós-graduação, estudante de graduação e estudante de escola técnica.

O XXIII Conird é uma realização da Abid, Aiba e governo do Estado da Bahia.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.