Prefeitura e Seagri inauguram entreposto frigorífico no Mercado Municipal

Fotos: Cláudio Foletto O secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles, e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, inauguram na tarde deste domingo, 13, no bairro Santa Cruz o entreposto frigorífico do Mercado Municipal. A ação faz parte do programa de implantação de Entrepostos Frigoríficos, lançado no ano de 2011, […]

Em 14/10 de 2013

Fotos: Cláudio Foletto

O entreposto frigorífico inaugurado em Luís Eduardo Magalhães tem capacidade para armazenar até 30 carcaças
O entreposto frigorífico inaugurado em Luís Eduardo Magalhães tem capacidade para armazenar até 30 carcaças

O secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles, e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, inauguram na tarde deste domingo, 13, no bairro Santa Cruz o entreposto frigorífico do Mercado Municipal. A ação faz parte do programa de implantação de Entrepostos Frigoríficos, lançado no ano de 2011, pela Secretaria de Agricultura (Seagri) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) com objetivo de dar sustentabilidade à cadeia da carne, combater o abate clandestino e assegurar a segurança alimentar à população com a oferta de carne sadia.

Renato Faedo, o prefeito Humberto Santa Cruz, o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles e o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres
Renato Faedo, o prefeito Humberto Santa Cruz, o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles e o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres

Para o prefeito Humberto Santa Cruz além dos benefícios que a inauguração do entreposto trará para o pequeno produtor e comerciante de carne, a estrutura inaugurada nos fundos do Mercado Municipal tende a contribuir também com a saúde pública da cidade. Em pronunciamento logo após o descerramento da placa inaugural, Humberto confirmou sua intenção de implantar no município um departamento específico de Inspeção Sanitária. A ideia é incorporar o serviço de inspeção no sistema nacional e assim oportunizar, também aos pequenos comerciantes e produtores comercializar seu produtor com qualquer parte do Brasil.

O Entreposto Frigorífico de Luís Eduardo Magalhães tem capacidade de armazenamento para 30 carcaças animais e a princípio deve atender os comerciantes de carne que atendem especificamente no Mercado Municipal. Se depender da vontade de prefeito Humberto Santa Cruz, em breve, o entreposto atenderá outros comerciantes de carne da cidade. “Queremos atrair para cá também o pequeno produtor que muitas vezes tem apenas meia carcaça e não tem onde colocar”, disse.

O entreposto será responsável pelo recebimento, conservação, manipulação, acondicionamento e distribuição de carnes de diversos tipos e outros produtos animais. Para o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres a implantação de entrepostos frigoríficos com o inaugurado em Luís Eduardo Magalhães possuem importância estratégica, já que são dotados de infraestrutura adequada à legislação sanitária e localizados em instalações anexas ao comércio varejista de suas respectivas cidades. “Nos últimos anos a Bahia tem promovido alterações significativas nas relações entre os elos do setor, gerando melhorias na qualidade da carne e subprodutos comercializados, e fomentando a saúde pública em todo o Estado”, observou Paulo Emílio.

O secretário Eduardo Salles explica que a Bahia foi pioneira na implantação do programa de Entrepostos Frigorifícos no país
O secretário Eduardo Salles explica que a Bahia foi pioneira na implantação do programa de Entrepostos Frigorifícos no país

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, OndumarMarabá acredita que a partir de agora, a população que frequenta o Mercado Municipal poderá consumir produtos de qualidade e com boa procedência.“É um avanço para o comércio local, uma vez que os comerciantes de carne tem a sua disposição uma infraestrutura adequada para o manejo da carne com isso, aptos a manusear melhor seus produtos. ” disse o secretário, lembrando que a gestão do entreposto será feita por um profissional do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), ligado à Secretaria de Agricultura. Ainda de acordo com o secretário Ondumar a inauguração do entreposto beneficia diretamente o pequeno comerciante do município.

Opinião semelhante tem o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles. Para ele, o entreposto representa também uma maior proximidade com o pequeno produtor. “A Bahia é pioneira na implantação deste programa. Hoje no estado existem 32 frigoríficos e 14 entrepostos. Somos muito grandes em extensão territorial. O pequeno produtor tinha muita dificuldade para abater legalmente suas vaquinhas. Agora esse trabalho foi facilitado”, comentou, lembrando que existe previsão para ainda este serem implantados no estado outros 20 frigoríficos e 14 entrepostos. Salles destacou o esforço do prefeito Humberto Santa Cruz para trazer um frigorífico para Luís Eduardo Magalhães.

A inauguração contou ainda com a presença do diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, o superintendente estadual de Irrigação Marcello Abreu e os secretários municipal de Agricultura, Renato Faedo, Meio Ambiente, Fernanda Aguiar e Infraestrutura, Waldemar Leite Lobo. Também prestigiaram a inauguração os vereadores Jarbas Rocha, líder do prefeito Humberto Santa Cruz na Câmara de Vereadores e Erik Café. Em agosto deste ano, o governo municipal em parceria com a Adab e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria Municipal de Agriculturahavia promovido uma capacitação com os comerciantes de carnes e derivados que atuam no Mercado Municipal.

Fonte: ASCOM LEM

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.