Embasa participa de conferência sobre diagnóstico de saneamento básico em São Desidério

Ascom Embasa (UNB) A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), marcou presença, na última sexta-feira, 6, na 1ª Conferência Pública de apresentação do diagnóstico do Saneamento Básico (PMSB) de São Desidério, no oeste da Bahia. Foram divulgadas, durante o evento, informações relacionadas às etapas […]

Em 11/02 de 2015

Ascom Embasa (UNB)

01A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS), marcou presença, na última sexta-feira, 6, na 1ª Conferência Pública de apresentação do diagnóstico do Saneamento Básico (PMSB) de São Desidério, no oeste da Bahia. Foram divulgadas, durante o evento, informações relacionadas às etapas de captação, tratamento e distribuição do sistema de abastecimento de água.

O evento, que contou com a participação dos gestores municipais e da sociedade civil, é uma das etapas para a validação de um plano que visa construir os parâmetros para as futuras ações relacionadas aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de água de chuva e manejo dos resíduos sólidos no município.

A Embasa integra o comitê técnico que apoiou a construção do diagnóstico com o repasse de informações técnicas relacionadas ao serviço de água. Segundo Victor Mascarenhas, gerente da Embasa em São Desidério, o objetivo a partir de agora é acompanhar as próximas etapas de construção do PMSB por meio das reuniões do comitê técnico e das audiências públicas. “Embora seja uma exigência legal, estipulada pela Lei Nacional de Saneamento Básico 11.445/07, é importante que o diagnóstico consiga mostrar a realidade do saneamento básico no Município para implementar ações que, futuramente, melhorem a qualidade de vida da população”, afirma.

O plano deve contemplar informações sobre as condições da prestação dos serviços, destacando indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos. O PMSB de São Desidério está sendo viabilizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), representado pela Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas “Peixe Vivo” e pela empresa Gerentec Engenharia Ltda, contratada para elaborar o documento.

1 comentário

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.