VPNs: tudo o que você precisa saber sobre a nova maneira de segurança online

As VPNs (Virtual Private Network) sigla em inglês para Rede Privada Virtual, surgiu para uso de empresas que necessitavam de uma conexão mais segura para os seus dados, garantindo que ocorresse uma comunicação direta entre o ponto de acesso e o endereço de destino. No entanto, o uso corporativo passou a ser mais atrativo para […]

Em 22/03 de 2019

As VPNs (Virtual Private Network) sigla em inglês para Rede Privada Virtual, surgiu para uso de empresas que necessitavam de uma conexão mais segura para os seus dados, garantindo que ocorresse uma comunicação direta entre o ponto de acesso e o endereço de destino.

No entanto, o uso corporativo passou a ser mais atrativo para os usuários domésticos interessados em realizar uma navegação anonima, oferecida por empresas como ExpressVPN.

Esta mudança ocorreu depois que governos como a China passaram a restringir o acesso de usuários a diversos sites do exterior, que vão desde redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, assim como serviços de mensagem como o FB Messenger, Telegram e WhatsApp, mas principalmente a sites de notícias como o New York Times, Reuters e Bloomberg.

O crescimento das VPNs no Brasil
Já no Brasil o crescimento da utilização das VPNs ocorreu em 2016, justamente para contornar uma medida restritiva do governo, que bloqueou o WhatsApp. Após esta implantação, os aplicativos mais baixados foram exatamente as VPNs que prometiam o livre acesso ao programa de mensagens.

Após este crescimento, muitas pessoas se deram conta de uma série de vantagens proporcionadas pela navegação anônima de uma VPN, como o fato de poder acompanhar uma série de eventos e ter acesso a entretenimentos que só estão disponíveis para outros países.

Principais benefícios da utilização de uma VPN
Agora que já está esclarecido do que se trata uma VPN, e de como ela surgiu, vamos listar alguns benefícios da sua utilização:

  • Facilidade em home office – Um dos principais requisitos exigidos pelas empresas que utilizam a pratica do home office com os seus funcionários, diz respeito à segurança, sendo a VPN um dos meios mais seguros para que um funcionário exerça uma atividade que necessite da comunicação com a empresa, sem que nenhum dos lados fiquem expostos a riscos;
  • Entretenimento longe de casa – As pessoas que possuem um estilo de vida mais viajante, devem ter em mente que, ao cruzar uma fronteira muda-se a cultura e todos os elementos de comunicação e entretenimento, como rádios, TVs e até mesmo seus aplicativos favoritos. O uso de uma VPN permite o acesso a este conteúdo de qualquer lugar do mundo, como se estivesse na sala de sua casa;
  • Acesso a outras culturas – Já o movimento contrário do viajante também pode ser feito, já que através de uma VPN é possível ter o livre acesso a conteúdo exclusivos de uma determinada região, seja um campeonato de futebol, shows e transmissões televisivas, ou até mesmo o catálogo americano da Netflix, Hulu, Spotify ou outros serviços de streaming;
  • Privacidade a todos – Por mais estranho que possa parecer, as pessoas públicas zelam muito por sua privacidade, algo que deveria ser uma preservação normal para todos. Por isso muitas fazem uso das VPNs, mantendo sigilo em suas conexões, seja referente ao conteúdo que acessam, mensagens que recebem ou enviam e até mesmo a sua localização.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.