Siga-nos

Brasil

Mais de 20 candidatos são eliminados por postarem fotos do Enem na internet

Publicado

em

Por: Aline Diniz

01-testeMinistro da Educação já havia alertado que qualquer divulgação de dentro do prédio de aplicação da prova seria punida com a eliminação do estudante

Mais de vinte pessoas já foram eliminadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por postarem fotos do cartão de respostas em redes sociais, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep).

Esse pode ter sido o caso de Ligia Maria que publicou, por volta de 13 horas, uma foto no Instagram que pode ser do cartão de respostas do Enem. Na página da moça, várias pessoas comentaram a imagem. A maior parte dos posts criticam a atitude da jovem.

Porém, um deles a defende afirmando que “ela errou sim em ter postado a foto, mas isso não te dá o direito de julgar e humilhar uma pessoa”.

Nessa sexta-feira (25), o ministro da Educação, Aluízio Mercadante, reforçou a proibição do uso de celulares durante o exame.

Se a suspeita for confirmada, a candidata deve ser penalizada com a eliminação do concurso. “Qualquer postagem de dentro do prédio de aplicação da prova será penalizada com a exclusão do candidato. Nós conseguimos fazer essa identificação rapidamente, acreditem. Em 2013, 65 pessoas foram eliminadas por isso”, informou o ministro Mercadante em pronunciamento.

De acordo com a assessoria de imprensa do MEC, uma equipe especializada monitorava as redes e verificava, com rigor, se as imagens eram verdadeiras e se realmente haviam sido postadas de dentro das salas. Se confirmada a fraude, o candidato é desclassificado.

Fonte: O Tempo

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *