A máquina de lavar ideal para cada consumidor

Diferentes modelos para diferentes necessidades: na hora de escolher uma máquina de lavar é importante levar em conta uma série de fatores. Veja qual é a máquina de lavar ideal para você!

Em 13/02 de 2020

Imagem destaque: Reprodução Vix.com

Com a rotina cada vez mais movimentada, contar com eletrodomésticos funcionais é essencial para ter mais praticidade no dia a dia. Um equipamento que já faz parte da vida dos brasileiros é a máquina de lavar roupas, mas nem todas são adequadas para todos os consumidores. Saiba ‘como escolher a melhor máquina de lavar, de acordo com a sua necessidade’.

Depois de conhecer os principais tipos de máquina de lavar disponíveis no mercado e suas vantagens, a dica para comprar o equipamento sem pesar no orçamento é buscar por ofertas na internet. Ao fazer uma pesquisa você pode encontrar equipamentos em promoção nas Casas Bahia [1], com máquinas a partir de R$999 e a possibilidade de parcelamento, bem como ofertas de outras lojas online. Pesquisar é a melhor forma de economizar!

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Os tipos de máquinas de lavar
Uma das melhores formas de se sentir seguro na escolha de um produto é entender qual o tipo do equipamento e para qual público se destina. Existem 4 modelos principais deste eletrodoméstico: automática, semiautomática, lava e seca e centrífuga. Conheça as características de cada uma delas a seguir!

Automática
As máquinas de lavar roupas automáticas são aquelas que oferecem programações de ciclos completos, sem que o usuário precise definir qualquer configuração. Alguns modelos mais modernos são capazes até mesmo de dosar a quantidade de sabão e amaciante a partir da escolha de um ciclo pré-definido.

A maior vantagem das máquinas automáticas é que elas são práticas e fáceis de usar, ideal para quem tem uma rotina movimentada ou para famílias maiores, em que várias pessoas vão usar o mesmo equipamento. Por outro lado, por terem mais tecnologia, os modelos automáticos são um pouco mais caros e exigem um investimento maior.

Semiautomáticas
Como o nome sugere, os modelos semiautomáticos contam com algumas programações, mas cabe ao usuário ajustar cada ciclo de acordo com o volume de roupa a ser lavada. É uma opção interessante para quem pode acompanhar a lavagem enquanto ela acontece, para estar atento para parar ou voltar em alguma etapa do processo.

As máquinas semiautomáticas podem ser interessantes para casais ou famílias em que alguém fica em casa para acompanhar o trabalho do equipamento. Como pontos positivos, além do preço, estão o menor consumo de água e energia. Por outro lado, você vai precisar sempre estar por perto enquanto a máquina trabalha, já que elas não fazem todo o trabalho sozinhas.

Lava e Seca
Esse tipo de máquina une duas funcionalidades: lavar e secar as roupas. Assim, o usuário pode optar somente por lavar ou secar, ou realizar o processo completo. Na hora da compra, é muito importante estar atento ao selo de consumo de energia, em que o mais baixo entra na categoria A.

De acordo com reportagem do Portal O Globo [2], a partir de 2020 as máquinas de lavar serão avaliadas também pelo consumo de água, desempenho de lavagem e centrifugação pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. Será preciso ter a nota máxima nos três quesitos e no consumo de energia para ser considerado produto da categoria A.

A máquina Lava e Seca é o modelo ideal para quem mora em espaços em que a lavanderia é compacta, já que se trata de um produto “dois em um”. Outra vantagem é que você pode fazer uma programação completa de lavar e secar, e passar o dia fora, já que ao voltar suas roupas estarão prontas para dobrar ou passar. A desvantagem também está no preço e no fato de que, se for necessário consertar o equipamento, a casa ficará sem dois tipos de máquina ao mesmo tempo.

Centrífuga
A centrífuga só é uma opção interessante para quem prefere lavar as roupas à mão ou para quem tem uma máquina tipo tanquinho em casa. A centrífuga é capaz de girar milhares de vezes o cesto em seu próprio eixo, com equipamentos que chegam a ter uma centrifugação até três vezes maior que a lavadora.

Porém, é importante saber que a centrífuga não lava as roupas. Ela serve somente para tirar a água das peças, restando pouquíssima umidade, o que faz com que o tempo de secagem seja muito menor. É indicado para quem mora em apartamento e tem pouco espaço na lavanderia para secar as roupas.

Imagem de bierfritze por Pixabay

Na dúvida para escolher um equipamento, vale visitar lojas físicas para ter noção de dimensões e recursos. Mesmo com a popularidade do e-commerce, as unidades físicas ainda tem seu espaço [3] e são úteis de diversas formas. O importante é fazer uma escolha segura, sabendo que o equipamento realmente atende seus requisitos.

Fonte:
[1] Promoções nas Casas Bahia (https://www.kimbino.com.br/casas-bahia/).
[2] O Globo (https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/lava-roupa-tera-avaliacao-de-lavagem-gasto-de-agua-23789872).
[3] Portal Hortolândia (https://www.portalhortolandia.com.br/secoes/outros/lojas-fisicas-tem-seu-espaco-mesmo-na-era-do-e-commerce-57242).

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.