Souto tem 40% no Babesp e Rui Costa, 16%

Levi Vasconcelos | Patrícia França | A Tarde A oposição tanto reclamou da pesquisa do Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp) e agora, quando os números são conhecidos, não há lá muito o que reclamar : Paulo Souto tem 40%, Rui Costa, 16%, e Lídice, 13%. Em relação à pesquisa do Ibope, a novidade é que […]

Em 13/08 de 2014

Levi Vasconcelos | Patrícia França | A Tarde

A oposição tanto reclamou da pesquisa do Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp) e agora, quando os números são conhecidos, não há lá muito o que reclamar : Paulo Souto tem 40%, Rui Costa, 16%, e Lídice, 13%.

Em relação à pesquisa do Ibope, a novidade é que Rui pula de 8% para 16% e passa Lídice, que está com os mesmos 13%.

Outra questão, que muito rendeu polêmica: quando a pergunta é feita ‘com apoio de’, um arranjo forjado pelos petistas para alavancar, nas pesquisas, um cenário que só poderia se configurar com a propaganda no rádio e na tevê, a situação muda.

Nela, Souto é citado na companhia de ACM Neto e Aécio Neves e tem 38%. Rui com Lula, Dilma e Wagner sobe para 28%. E Lídice da Mata com Eduardo Campos, 11% (ela protestou, com razão, achando que Marina Silva deveria ser incluída no seu rol de apoios).

01

Na espontânea, o número dos que não sabem em quem votar é estratosférico: 79,60%. Mas Souto lidera com 6,95%, contra 2,25% de Rui e 1,29% de Jaques Wagner, 0,90% de Lula, 0,70% de Dilma e 0,60% de Lídice.

Outra divergência com o Ibope: Dilma, que tinha 48%, aparece no Babesp com 60%, contra 13% de Aécio (15% no Ibope) e 6% de Eduardo Campos (9% no Ibope).

No Babesp, Pastor Everaldo tem 2% e Luciana Genro, 1%. Os demais, menos de 1%.

A pesquisa ouviu duas mil pessoas em 84 municípios de 5 a 11 deste mês e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com protocolo BA-00008/2014.

Lembrete – Só relembrar o que já falamos repetidamente: quem afere a seriedade metodológica de uma pesquisa é o Conselho de Estatística. O resto é grife.

O Babesp, do deputado Marcelo Nilo (PDT), tem um problema na grife. É de um político que tem lado claramente definido. Nem por isso quer dizer que fere as regras do padrão. Quem carimba acertos ou desacertos é a urna.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.