RG Expresso: Saiba como solicitar a segunda via da carteira de identidade sem sair de casa

O serviço permite a reimpressão do RG que tenha, no máximo, 6 anos e é oferecido pelo SAC Digital

Em 26/10 de 2020

Imagem destaque: Com o RG expresso não há necessidade de ir ao posto SAC solicitar uma segunda ou demais vias | Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O RG Expresso é um serviço realizado pelo SAC Digital que permite a obtenção de uma segunda via da carteira de identidade. Esse serviço começou a funcionar em 2019, mas no início ele permitia a reimpressão do documento de identidade emitido há, no máximo, dois anos. Porém, esse prazo foi ampliado e, agora, contempla os documentos impressos há até 6 anos.

Vale lembrar que a realização do RG Expresso é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Administração (Saeb) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), além de contar com a colaboração da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).

Qual a vantagem do RG Expresso?

A principal vantagem do uso do RG Expresso está na facilidade, já que o cidadão só precisa se deslocar até o posto do SAC uma única vez, apenas para ir buscar o documento já pronto.

No método convencional de confecção de segunda via do documento, seria necessário realizar esse percurso duas vezes. Além disso, seria necessário realizar todas as etapas necessárias para solicitar o novo RG, tais como biometria e fotografia, o que demora mais tempo.

Como solicitar o RG Expresso?

Cidadão pode solicitar RG Expresso pela internet | Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O RG Expresso é solicitado somente de forma on-line, através do SAC Digital. Para isso é necessário acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou simplesmente fazer o download do aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro.

Após acessar o site ou aplicativo, basta clicar no item Carteira de identidade – 2ª e demais vias. Após carregar a página, é necessário clicar em Solicitar RG Expresso. A partir de então, o solicitante será direcionado para a página do login do SAC Digital – caso a pessoa não tenha o cadastro, é necessário fazer, mas esse é um passo rápido e simples. Em seguida, basta preencher as informações requisitadas.

Porém, vale lembrar que, para usar o serviço, é necessário que o solicitante tenha suas biometrias cadastradas no sistema, assim como fotografia, impressão digital e assinatura.

Quanto custa o RG Expresso?

Para solicitar seu documento de identidade através do RG Expresso é necessário pagar uma taxa de R$ 37,77. O documento só será emitido e enviado para entrega após a confirmação do pagamento dessa taxa. O prazo de entrega é de 5 dias úteis.

Vale ressaltar que a retirada do RG só poderá ser feita pelo próprio titular do documento, uma vez que é necessário autenticar a biometria. Além disso, é necessário realizar o agendamento, através do site do SAC Digital, para a retirada do documento.

Para obter mais informações sobre o RG Expresso, você pode acessar o site institucional do SAC ou telefonar no call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.