Leão apresenta propostas da Bahia para o Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste

Dentre os projetos agrupados em 11 eixos, a Ferrovia da Integração Oeste Leste, que irá proporcionar o acesso aos portos da Bahia

Em 13/06 de 2019

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP), e o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, apresentaram nessa quarta-feira (12), em Fortaleza, propostas da Bahia para compor o Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Durante a reunião do Comitê de Articulação de Secretarias de Estado da Sudene, o vice-governador ressaltou a importância da execução dos projetos estruturantes que desenvolvem o estado econômico e socialmente.

“Temos hoje um grande projeto que é a Ponte do Desenvolvimento do Sistema Viário Oeste que liga Salvador a Itaparica. A construção dessa ponte vai promover o desenvolvimento de várias regiões da Bahia e impulsionar a economia de dezenas de municípios do sistema”, disse Leão.

Ele reforçou também a que a Sudene deve criar um fundo, através de emendas parlamentares, para garantir a execução dos projetos dos Estados nordestinos.

Dentre os projetos agrupados em 11 eixos apresentados em Fortaleza pelos gestores baianos, destacam-se os de infraestrutura viária, infraestrutura energética e infraestrutura hídrica, além da mobilidade urbana. São alguns destes projetos: o Sistema viário Oeste (SVO), cuja principal obra é a construção da ponte entre a cidade de Salvador e a Ilha de Itaparica; A Ferrovia da Integração Oeste Leste, que irá proporcionar o acesso aos portos da Bahia, bem como a possibilidade de integração à futura Ferrovia Transcontinental e a Hidrovia do São Francisco, trecho prioritário de 720 km entre Juazeiro/Petrolina e Bom Jesus da Lapa, local de intercessão com a FIOL.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.