Oxum e Iemanjá serão homenageadas no Dois de Fevereiro

Festa no Rio Grande deve levar uma multidão ao cais de Barreiras A Secretaria Municipal de Cultura está empenhada nos preparativos para os festejos do Dois de Fevereiro em homenagem a Oxum e Iemanjá. Toda a extensão do Cais do Rio Grande até o mercado popular será palco do evento. Na Praça Landulpho Alves será […]

Em 24/01 de 2014

Festa no Rio Grande deve levar uma multidão ao cais de Barreiras

01A Secretaria Municipal de Cultura está empenhada nos preparativos para os festejos do Dois de Fevereiro em homenagem a Oxum e Iemanjá. Toda a extensão do Cais do Rio Grande até o mercado popular será palco do evento. Na Praça Landulpho Alves será montado um terreiro para reverências às Rainhas das Águas.

A partir das 16h as baianas estarão no terreiro aguardando as oferendas e benzendo, com água de cheiro, todos os participantes que poderão levar flores para ofertar a Oxum e Iemanjá. As 17h as baianas saem em cortejo até a rampa reservada para realização dos rituais.

As 17:30h os areeiros descem o rio juntamente com Mãe Sônia do Terreiro Abassa de Katendê, com Oxalá, Xangô e Iansã, a saída é do Restaurante Trapiche em direção a rampa do Cais. Lá, aguardam o cortejo fluvial das Orixás Oxum e Iemanjá que sobem o rio saindo da altura da sede da Guarda Municipal.

“Convidamos as pessoas e empresários que têm lancha ou embarcações a motor, para acompanhar o cortejo das Rainhas da Águas, com saída da rampa que fica atrás da Guarda Municipal, subindo o Rio Grande até a rampa do Cais. A chegada do cortejo fluvial será aguardada pela população e pelas baianas de diversos terreiros que farão suas oferendas ao som de atabaques, a partir das 18h”, diz a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Diana Macedo.

As oferendas serão depositadas no barco de Oxalá e lançadas ao Rio Grande. Baianas, grupos folclóricos e o povo em geral podem acompanhar este momento de devoção. Os areeiros, cumprindo sua tradição distribuem uma farofa que simboliza paz e prosperidade.

O encerramento das homenagens será a partir das 20h na Praça Landulpho Alves com apresentações e manifestações dos Terreiros presentes. Barracas com comidas e bebidas estarão armadas, vendendo seus produtos.

02

Fonte: Dircom Barreiras

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.