Cães idosos e acima do peso são mais propensos à osteoartrite

Uma das 10 maiores empresas de saúde animal do mundo, realiza ações de conscientização voltadas para médicos veterinários e tutores de cães em idade avançada

Em 27/05 de 2019

Rodolfo Vieira | Texto Comunicação Corporativa | Foto destaque: Reprodução Geração Pet

A osteoartrite é uma enfermidade crônica que acomete as articulações, caracterizada por degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações em estruturas ósseas, ligamentos e cápsula articular dos cães, promovendo dor e dificuldade de locomoção. Ela ocorre em cães de todas as idades, sendo mais frequente nos idosos, obesos, que sofreram lesões traumáticas ou tiveram complicações pós-operatórias de cirurgias ortopédicas, além daqueles que já têm predisposição genética. “Os pets podem suportar dores intensas sem demonstrar, por isso, o tutor precisa estar atento a todos os sinais dessa doença”, orienta Jaime Dias, coordenador técnico pet da Vetoquinol.

O mais comum dos sintomas é a dificuldade para se levantar e caminhar. “Isso ocorre porque o animal sente muita dor nas articulações, o que dificulta os seus movimentos. É comum, por exemplo, que o cão manque quando sofre dessa enfermidade. Por não se mover como antes, ele ganha peso, que é outro sintoma a ser considerado”, explica Jaime Dias. Como possível prevenção, o tutor deve controlar o peso do animal, manter o exercício físico e levá-lo com periodicidade ao médico veterinário para check-up.

Representante da Vetoquinol durante evento em parceria com a Cobasi para orientar tutores sobre a saúde dos cães em idade avançada | Foto: Divulgação

Dois produtos do portfólio da Empresa foram promovidos durante essa ação: Cimalgex, é um anti-inflamatório não esteroidal COX-2 seletivo, indicado para o tratamento da dor e inflamação associada à osteoartrite e manejo da dor pré e pós-operatória associada à cirurgia ortopédica ou de tecido mole em cães; Flexadin Advanced: “Este produto não precisa de prescrição do médico veterinário, pois se trata de um suplemento alimentar. A fórmula é única à base de colágeno UCII e vitamina E. Pode ser administrado aos cães de todas as idades. O suplemento oferece mais qualidade de vida e possibilita o retorno ao exercício físico, evitando assim o sobrepeso, considerado um fator de risco na osteoartrite”, diz Jaime Dias.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.