Reserva em Barreiras pode se transformar em Patrimônio Natural

Fundação regenera e já reavivou oito nascentes

Em 08/07 de 2019

Os primeiros quatro anos de criação da Fundação Mundo Lindo foram comemorados com a entrega do Espaço Cerrado Cultural Professora Veridiana, da Escola de Ecologia Ana Linda e o Anfiteatro Índio Raoni Kiriri. A programação prossegue com uma série de eventos artísticos e culturais que movimentam o local nos próximos finais de semana.

Localizada a 21 km de Barreiras a fundação é um projeto de regeneração e conservação da natureza com a valorização das comunidades tradicionais, fomento à pesquisa, divulgação de conhecimentos e incentivo a um modelo de vivência sustentável.

Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente tramita um processo para que a área seja reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Concebido há mais de 20 anos, o projeto tomou forma com a aquisição de cinco propriedades que hoje somam uma área de 300 hectares entre a margem do rio de Ondas e a Serra do Ouro, no Vale do Rio de Ondas, com mais de 25 km de trilhas e uma grande vereda formada por dezenas de nascentes.

Para reabilitar a flora e atrair a fauna foi implantado, com parceria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), um Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), que já concluiu sua função, persistindo a estrutura de produção de mudas nativas do cerrado. Entre os resultados obtidos, a reavivação de oito nascentes.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.