Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza mutirão do Novembro Azul neste sábado

A ação acontece das 8h às 12h e é voltada para homens com mais de 50 anos

Em 04/11 de 2019

Ascom | Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Acontece neste sábado (09), na Policlínica Municipal, um grande mutirão para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. A ação acontece das 8h às 12h e é voltada para homens com mais de 50 anos.

De acordo com a secretário de Saúde, Felipe Melhem, para participar é necessário que o paciente leve um documento oficial com foto e o cartão do SUS. “Todos os homens com mais de 50 anos estão convidados a participarem do nosso mutirão. É necessário deixar o preconceito de lado e entender que o mais importante é cuidar da sua saúde”, comentou Melhem.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Obesidade, histórico familiar de câncer de próstata e homens negros, sofrem maior incidência deste tipo de câncer” concluiu o secretário.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.