30/junho/2016- Atualizado em 30/06/2016 11:02:37

Inaugurações na festa de 119 anos de Paratinga

Ely Pacheco | Fotos: Zé Legal, Ricardo e Jackson

Inauguracoes-na-festa-de-119-anos-de-Paratinga-01O município de Paratinga no vale do São Francisco a 710 km de Salvador, comemorou em grande estilo o seu aniversário de 119 anos. Emancipado em 25 de Junho de 1897, Paratinga mantém a tradição das festas juninas com a realização do trezenário a Santo Antônio (padroeiro da cidade), aniversário da Filarmônica 13 de Junho (114 anos) e a festa de São João que coincide com o aniversário da cidade. Neste ano, a festa de São João promovida no município começou desde os primeiros dias de Junho com a realização de vários eventos na zona rural organizados pelos Pólos Educacionais. No dia 23, foi a vez do início da festa na cidade, com a apresentação de quadrilhas juninas que animaram o público presente. Quatro grupos se apresentaram: FOGARÉU, REVELAÇÃO, PEGA FOGO e PULSAÇÃO. A praça 2 de Julho foi o palco principal dos eventos, sempre com grande participação popular. No dia 24, se apresentaram as seguintes atrações: Gerry Cunha e banda, Banda Forró Seu Luiz e NETO LX e banda.

No dia 25 (aniversário da cidade), vários eventos marcaram a data. Às 9 horas da manhã foi celebrada a missa em ação de graças na nova creche da RUA DO CRUZEIRO. Construída com recursos próprios da Prefeitura, a moderna creche abrigará crianças dos bairros adjacentes além dos que já frequentavam a unidade que funcionava precariamente num prédio adaptado. À solenidade de inauguração compareceram o prefeito Zequinha Dourado, o vice-prefeito Gilmar Júnior, o depurado Eduardo Salles além de vereadores, secretários municipais, diretores, líderes comunitários e religiosos além da Filarmônica 13 de Junho que abrilhantou o evento com a execução de dobrados e do Hino Nacional. O grupo cultural da MARUJADA também abrilhantou o evento bastante concorrido naquele bairro periférico. A diretora do estabelecimento Elielma Pereira dos Santos e a coordenadora da Pastoral da Criança Edna Rosa da Silva, se pronunciaram sobre a importância da construção da creche para a melhoria do nível de atendimento das crianças. A Irmã Regina, também da Pastoral da Diocese de Bom Jesus da Lapa esteve presente ao evento. Nesta mesma data, foram entregues as obras do sistema de abastecimento dágua dos bairros da LAVANDEIRA, ENTRONCAMENTO e PARATINGUINHA. Também as obras de requalificação do hospital municipal foram entregues á população. Após as solenidades, os presentes participaram de um almoço de confraternização.

Inauguracoes-na-festa-de-119-anos-de-Paratinga-02

À noite, a Praça 2 de Julho ficou pequena para multidão que compareceu aos shows de encerramento. A dupla THAEME E THIAGO levou a multidão ao delírio com sua apresentação fantástica. A BANDA BALAGAN trouxe no seu repertório o “forró das antigas” e o cantor BOYZINHO DA BREGADEIRA balanço praça já nas primeiras horas da manhã. Foi uma festa para ficar marcada na história pela vibração e participação popular. Nativos e visitantes se confraternizaram nas comemorações dos 119 anos de Paratinga.

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!