04/dezembro/2013- Atualizado em 04/12/2013 17:47:24

Fazendo cálculos…

Podemos errar no tempo, espaço, vida, presente e futuro.

01Se colocarmos tudo na ponta do lápis, ou mesmo em alguma calculadora, poderemos ainda assim incorrer no grave risco de errar. Errar na soma. Errar na multiplicação. Quem sabe, na divisão. Ou, até mesmo, na subtração.

O mistério e a graça da vida estão justamente no poder errar. E às vezes até que nos mostrem o erro que não vimos. Ou mesmo que vejam erros onde temos certeza de que não os cometemos. Tudo porque talvez estejamos cada vez mais dependentes das máquinas. Que se comunicam. Ou até mesmo que nos isolem. Quem sabe por deixarmos por conta das máquinas, nos vejamos tolhidos de tudo. E até mesmo de muitos.

Alguns erros até nos ensinam. Outros nos deixam com medo. A maioria, entretanto, não serve de nada. Para nós. Porque para os outros, como recibo de cobrança. E ninguém gosta que batam na sua porta. Não são dívidas. Mas servem como tal. Mal entendidas. Mal vistas às vezes. Mal compreendidas em outras tantas. Nem no tempo. Mas no pequeno espaço em que acontecem. E podem estragar ou consertar o presente e o futuro. Mas sempre que passarmos a régua na conta, poderemos ter surpresas. Por exemplo, a comissão do garçom. Nós não pedimos aquilo. Mas acaba vindo à nossa conta. Pode até ser contra a lei natural do viver. Mas jamais será dada como desconto. Nem sempre encontraremos uma conta com desconto espontâneo. Até porque mesmo sem querer, somos todos garçons.

Nas promoções sempre se paga o desconto no aumento anterior do valor. E é tola a ilusão de que não vamos pagar o que recebemos. Pode não ser no presente. Mas sempre no futuro. Porque sabem que poderemos atrasar alguma parcela de nossas vidas. E se não soubermos administrá-la, será apresentada com juros. De um simples fazer as contas… E como não então, deixar o saldo em aberto. Porque o presente será o do futuro. No qual devemos acreditar. Se perdemos no passado, ou até no presente. O futuro poderá resgatar.

Antonio Jorge Rettenmaier,
Escritor, Cronista e Palestrante. Esta coluna está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos com o autor, ajrs010@gmail.com.

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!