Luís Eduardo Magalhães sedia 55º Campeonato Brasileiro de Planadores

Luis Eduardo Magalhães é uma das melhores regiões do mundo pra prática do voo a vela

Em 08/10 de 2013

Foto: Ascom Lem e Federação Brasileira de Voo a Vela

O município de Luís Eduardo Magalhães é reconhecido dentro e fora do país pela agricultura de ponta e pelo crescimento acelerado. No entanto, o fato da cidade oferecer as condições ideais para a prática do voo a vela motivou a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) a trazer para o município a nata do esporte no país para a realização do 55º Campeonato Brasileiro de Planadores, entre os dias 29 de setembro e 12 de outubro.

Na noite do último sábado, 05, no auditório do Hotel Solar Rio de Pedras, o prefeito Humberto Santa Cruz, ao participar da abertura da etapa final do campeonato, disse aos participantes que irá contribuir para que o Campeonato Internacional de Voo a Vela de 2015 seja realizado em Luís Eduardo Magalhães. “Vamos trabalhar juntos, meu governo dará ainda mais incentivos”, comentou.

Para o organizador do 55º Campeonato Brasileiro de Planadores e presidente da Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV), Antoniebi Vieira Torres, “Luis Eduardo Magalhães é uma das melhores regiões do mundo pra prática do voo a vela, comparada inclusive com planícies da Namíbia, na África. São vários fatores, mas destaco a base alta das nuvens, a terra seca de vegetação baixa e a inexistência de florestas nativas”, explicou Antoniebi.

O piloto Guilherme Purnhagen, explica na prática as razões que fazem dos céus de Luís Eduardo Magalhães tão especiais para a prática do voo a vela. “Aqui tem térmicas com empuxo acima de cinco metros por segundo capazes de nos deixar planando por centenas de quilômetros. A energia solar é potencializada pela pouca água no solo que resfria o lugar”, comentou o piloto destacando a facilidade em pousar em propriedades rurais, afinal grande parte dos fazendeiros possuem aeronaves com pistas de boa qualidade.

O prefeito Humberto Santa Cruz destacou ainda a importância de um evento desse porte para o desenvolvimento da cidade e região. “São pessoas do mundo todo, e nossa cidade é reconhecida mundialmente de uma maneira positiva. Isso possibilita investimentos no município. A FBVV quer transformar Luis Eduardo Magalhães em um Polo Mundial para a prática do voo a vela. Hoje Europeus, Norte Americanos, Africanos e Asiáticos já são frequentadores do ares da cidade e região” comentou o prefeito em bate papo com , Antoniebi Vieira Torres sobre a possibilidade de tornar o município uma sede permanente de Planadores.

Fonte: ASCOM LEM

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.