22/novembro/2013- Atualizado em 22/11/2013 15:11:25

Embasa soluciona falta de água na Baraúna, em Barreiras

Ação Perdas, em Baraúna, Barreiras

Ação Perdas, em Baraúna, Barreiras

Os técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa) estão promovendo uma série de intervenções para melhorar o abastecimento de água no povoado da Baraúna, em Barreiras. Com o apoio da própria população, a empresa realizou uma operação com a participação de dez profissionais para identificar e corrigir vazamentos, ligações clandestinas e by pass (popularmente conhecidos como gatos) dentro do povoado e nos sete quilômetros de adutora, localizada na BR – 135 – que separa Baraúna da sede municipal.

Para corrigir o problema de maneira definitiva, a Embasa vai substituir, até o final de novembro, cerca de 2,7 mil metros de tubulação para implantar uma nova rede. Edna de Souza, moradora do povoado, era uma das prejudicadas pelo problema. A água só chegava na sua casa à noite. “Hoje a água sai forte da torneira durante todo o dia. Eles estão trabalhando para retirar os vazamentos e estão ligando as casas em uma nova encanação”, conta satisfeita com o serviço prestado.

Equipe substitui rede da Embasa no povoado da Baraúna, em Barreiras

Equipe substitui rede da Embasa no povoado da Baraúna, em Barreiras

O gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, explica que a antiga rede passava dentro dos imóveis, o que propiciava os by pass e a irregularidade no abastecimento. “A Embasa assegurava o fornecimento diário para o povoado, mas na prática, a água não chegava à torneira de todos os moradores da Baraúna”. Segundo ele, eram perdidos cerca de 82 mil litros diários de água no trecho devido a inúmeros vazamentos, by pass e ligações clandestinas. “Diante da extensão da adutora e das dificuldades para identificar as perdas no povoado, precisamos do apoio da população com informações para solucionar o problema.”, afirma.

Investimentos
Nos últimos dois anos, a Embasa investiu um total de R$143 mil para melhorar o abastecimento na Baraúna, em Barreiras. Já foram substituídos cerca de 2,2 mil metros da adutora que leva a água para o povoado e iniciada a operação de uma nova estação elevatória, que elevou em 25% a vazão de água. Houve também a extensão de rede dentro do povoado que beneficiou mais 71 famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!