15/julho/2015- Atualizado em 15/07/2015 16:28:18

Embasa adota novo padrão de ligação de água

embasa-01Em junho, a Empresa Baiana de Água se Saneamento (Embasa) passou a adotar um novo padrão para a instalação da ligação de água. A partir de agora, os usuários devem prestar atenção às exigências técnicas para instalar a caixa do hidrômetro e o alimentador predial, uma obrigação do usuário de acordo com a norma comercial da empresa. A principal diferença é o tubo que liga o alimentador predial ao hidrômetro que, antes, era acoplado na lateral e, agora, será fixado na parte de baixo.

Segundo o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo, essa posição de entrada vai dificultar as ligações clandestinas e o uso indevido da rede, práticas que prejudicam também a qualidade da água ofertada. “Enquanto a tubulação do ramal, que leva a água da rede ao hidrômetro, é implantado pela Embasa, é dever do usuário providenciar o tubo do alimentador predial ao hidrômetro e a caixa padrão para a proteção do medidor de consumo de água, seguindo a nova orientação”, explica.

Clique aqui e veja os detalhes do novo padrão.

Embora seja uma mudança técnica simples, aqueles que solicitam as novas ligações precisam estar atentos às adaptações do padrão de ligação de água. “Em caso de dúvida, o proprietário ou o profissional responsável pela construção do imóvel deve entrar em contato com a Embasa”. Francisco lembra que, para evitar transtornos com a ligação do hidrômetro, é conveniente deixar para fazer o acabamento na calçada somente após a conclusão da nova ligação pela Embasa.

Padrão de ligação – Com a mudança do padrão de entrada do alimentador ao hidrômetro, os usuários ainda precisam se responsabilizar pelas seguintes instalações: alimentador predial com registro e torneira na parte interna e reservatório com bóia e tampa que atenda as necessidades dos moradores do imóvel. O usuário também deve deixar a ponta do tubo do alimentador predial com 15 cm de comprimento com junta soldável imóvel no interior da caixa.

Atendimento – Em caso de dúvidas sobre novas ligações de água, os usuários podem se dirigir a uma das lojas de atendimento da Embasa para serem devidamente orientados. Em Barreiras, na Av. Ahylon Macedo na Morada Nobre, e na Rua Aníbal Alves Barbosa, no Centro; e em Luis Eduardo Magalhães, na Rua Castro Alves, no Mimoso I.

Tags:

O conteúdo de cada comentário é de exclusiva responsabilidade do autor e mensagens ofensivas não serão postadas.

1 Comentário

  1. Eu qerou fazer um ligação da embasa-aki pq eu tom pagando-se muitos carou meu tio ele ta cobrano 1000reais tondo meis e eu não tenho tanke

Deixe o seu comentário!