Zito Barbosa e Emerson Cardoso falam sobre turismo e geração de emprego em Barreiras

A nova gestão deve incentivar o empreendedorismo e investir no potencial turístico da cidade

Em 18/11 de 2020

Na manhã dessa segunda-feira (17), o prefeito Zito Barbosa, junto do futuro vice prefeito Emerson Cardoso, que o acompanhará no seu segundo mandato na prefeitura de Barreiras, concederam uma entrevista coletiva e comentaram sobre o potencial turístico e a geração de emprego na cidade, tendo em vista a situação de crise pela qual o Brasil passa.

Geração de empregos em Barreiras

Zito ressaltou que, segundo dados IBGE, em 2019, Barreiras foi uma das cidades do seu porte que mais gerou emprego não só na Bahia, mas em todo o Nordeste do Brasil. Além disso, segundo o prefeito, mesmo em plena pandemia, Barreiras não sofreu tanto com o desemprego quanto outras cidades de mesmo porte no Brasil.

Durante a entrevista, Zito declarou que um dos motivos pelo qual chamou Emerson Cardoso para assumir o cargo de vice prefeito foi o seu conhecimento técnico e sua experiência no setor privado, que pode ser útil no setor público, principalmente em áreas relacionadas ao empreendedorismo, setor que deve ser incentivado na cidade. Ele ainda declarou que irá usar todos os métodos da tecnologia para avançar na questão de geração de emprego.

Incentivo ao turismo local

Zito também sinalizou que deve incentivar o turismo local, com o investimento na construção do Centro de Convenções Municipal e com a exploração do potencial turístico das cachoeiras e da beleza natural local. Além disso, o prefeito falou que o processo de licitação para contratar a empresa responsável por revitalizar o centro histórico já está em andamento e, quando essa obra for concluindo, também vai atrair turistas para a cidade.

“Nós resgatamos nosso Carnaval, passou a ser o maior Carnaval do interior da Bahia, quando nós criamos o São João, quando nós criamos o Festival da Primavera, de negócios e entretenimentos, nós demos a oportunidade e fizemos com que pessoas de outras cidades, de outros estados, viessem visitar Barreiras. Portanto, vamos continuar também nesse caminho de fortalecer o turismo de Barreiras, porque nós acreditamos que é um vetor de geração de renda, de geração de emprego para a nossa cidade”, declarou Zito durante a coletiva.

Barreiras deve atrair investimentos e investir no empreendedorismo

O futuro vice prefeito Emerson Cardoso também fez comentários importantes sobre a geração de empregos e a economia barreirense. Ele ressaltou que Barreiras é uma cidade diferenciada, que possui um polo importante de serviços, baseado nas áreas de educação e saúde. Emerson também destacou que Barreiras possui um comércio pujante, que atende toda a região, e ainda reforçou o potencial turístico da cidade.

O vice-prefeito também chamou a atenção para obras importantes de infraestrutura que estão em andamento na cidade, como a ampliação do aeroporto, que amplia as possibilidades de transporte no município, bem como a construção da Ferrovia Oeste Leste, que deve consolidar Barreiras como um polo de centro logístico e de distribuição. A expectativa é que com os dados que Barreiras apresenta, com a melhoria da estrutura da cidade e com o polo de educação local, a cidade consiga atrair ainda mais investidores.

“Quando se faz uma obra de pavimentação e você chega nos bairros, isso é injeção na veia da economia local, porque quando você faz todo o trabalho de asfaltamento, de pavimentação, as pessoas vão reformar suas casas e isso é geração de emprego. Quando a gente perceber o crescimento que nós estamos tendo na construção civil (…) e o quanto que isso tem gerado empregos e oportunidades para a nossa cidade”, completou Emerson.

Emerson Cardoso ainda reforçou que a Secretaria de Assistência Social será estratégica nesse período de pandemia. Segundo ele, não há dúvidas de que muita gente ficará mais pobre em função dessa crise. Por isso, é necessário aumentar a rede de proteção social da cidade, bem como investir para que essas pessoas comecem a empreender.

“Agora não é mais Secretaria de Assistência Social, de Emprego e Renda, agora é Secretaria Social e Empreendedorismo, porque a gente sabe que pela própria dinâmica econômica que nós estamos vivenciando hoje, a maioria das empresas estão utilizando tecnologia. Então não se forma mais emprego como era antes. Agora, o que nós temos de lado positivo é que nós temos uma cidade, uma região, com muitas oportunidades, e é isso que nós temos que levar para nossos jovens”, completou o futuro vice prefeito.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.