Reabertura de casas de eventos em Barreiras

Novo decreto municipal autoriza reabertura de casas de eventos em Barreiras

Prefeitura de Barreiras também autoriza o retorno de casas noturnas e parques infantis, e ainda determina a elaboração de plano de retomada das aulas no ensino fundamental e médio. Saiba mais!

Em 22/11 de 2020

Neste sábado (21), a Prefeitura de Barreiras publicou no Diário Oficial o Decreto nº 273, que autoriza a reabertura de casas de eventos em Barreiras, bem como permite o retorno das atividades em outros estabelecimentos da cidade e ainda chama a atenção sobre o funcionamento das instituições de ensino da cidade.

O novo decreto trata sobre as medidas de prevenção e controle para o enfrentamento da COVID-19 em Barreiras. De acordo com o texto, as novas decisões foram adotadas levando em consideração a avaliação do quadro epidemiológico na cidade e as recomendações do Comitê de Operações de Emergência-COE, que considerou a taxa de ocupação de leitos por pessoas contaminadas por COVID-19 em Barreiras.

Sobre a reabertura de casas de eventos em Barreiras

O novo decreto municipal autoriza o retorno do funcionamento de casas noturnas no município, bem como a reabertura de casas de eventos em Barreiras a partir do dia 21 de novembro de 2020.

Porém, o decreto estabelece que as autoridades de saúde devem ser comunicadas com, no mínimo, 48 horas de antecedência sobre a realização de qualquer evento, para que seja garantido o cumprimento das medidas preventivas na cidade

Por isso, para ocorrer a reabertura de casas de eventos em Barreiras, é necessário que os locais sigam as seguintes regras sanitárias adotadas pelo município:

• Os eventos devem ser restritos a 200 pessoas, que devem respeitar o distanciamento social de 1 m;
• Não é permitida a utilização do espaço de dança;
• Deve haver controle de acesso ao público, incluindo aferição de temperatura corporal;
• É obrigatório o uso de máscara facial;
• O estabelecimento deve dispor de álcool 70% em locais estratégicos e garantir a manutenção da higienização do espaço;
• As filas de acesso ao local, caso existam, devem ser organizadas com marcação no piso, garantindo o distanciamento de 1 m entre as pessoas.

Parques infantis também voltam a funcionar

Além da reabertura de casas de eventos em Barreiras, o decreto também autoriza o retorno das atividades, a partir do dia 21 de novembro de 2020, de Parques Infantis, inclusive dentro de restaurantes e outros estabelecimentos.

No entanto, para que esses locais voltem a funcionar, é necessário seguir as regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias, tais como limitar a entrada do público para 50% da capacidade do estabelecimento, uso de máscara é obrigatório, controle na entrada, incluindo aferição da temperatura corporal, os brinquedos devem ser higienizados e a proibição do uso da piscina de bolinha, entre outras medidas.

Volta às aulas nos ensinos fundamental e médio em Barreiras

O novo decreto estabeleceu que as instituições de ensino fundamental e médio, públicas ou privadas, só poderão retomar suas atividades, quando autorizadas pelo Prefeito Zito Barbosa, após a apresentação de um Plano de Segurança Sanitária, que deve ser homologado pela Coordenação da Vigilância Sanitária Municipal.

Essa medida de enfrentamento ao COVID-19 em Barreiras também deve ser adotada pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, que têm até o dia 26 de novembro para elaborar o Plano Geral de Retomada das Aulas Presenciais.

Já as unidades de ensino ligadas à Secretaria Municipal de Educação têm até o dia 02 de dezembro para elaborarem seu Plano de Segurança Sanitária.

Medidas de restrição de locomoção foram prorrogadas

Covid-19 em Barreiras: o que esperar com a reabertura de casas de eventos em Barreiras?

Apesar da reabertura de casas de eventos em Barreiras e de outras medidas descritas anteriormente, o novo decreto prorrogou a restrição da locomoção noturna, de 00h às 5h, popularmente conhecido como Toque de recolher, até o dia 06 de dezembro de 2020.

Vale lembrar que essa restrição não é aplicada às pessoas que precisam se locomover por questões relacionadas a saúde ou a compra de medicamentos, bem como por motivo de trabalho, que é o caso dos servidores, funcionários e colaboradores que atuam nas unidades de saúde e segurança públicas ou privadas.

A restrição do funcionamento do serviço de atendimento ao cliente, através de delivery, também foi prorrogada até 06 de dezembro, com horário de funcionamento somente até às 23:59h.

Confira o decreto na íntegra através do link abaixo.

Decreto nº 273 de 21 de novembro de 2020

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.