Nota de repúdio à Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães

O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL de Barreiras REPUDIA a ação dos Poderes Legislativo e Executivo do Município de Luís Eduardo Magalhães pela irresponsabilidade em lidar com os interesses coletivos da população local e regional em relação a doação do terreno para a construção dos prédios do Campus da Universidade Federal do Oeste da […]

Em 03/12 de 2014

01O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL de Barreiras REPUDIA a ação dos Poderes Legislativo e Executivo do Município de Luís Eduardo Magalhães pela irresponsabilidade em lidar com os interesses coletivos da população local e regional em relação a doação do terreno para a construção dos prédios do Campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) naquele município.

A insensatez do Governo Federal em expandir o Ensino Superior sem as condições de infraestrutura geram situações como essa: dependência da “boa vontade política” de representantes que só representam seus interesses mesquinhos. Atualmente, os discentes, docentes e técnicos administrativos dos cursos de Engenharia de Biotecnologia e Engenharia de Produção estão realizando suas atividades em um prédio privado emprestado, sem as mínimas condições para que ocorra o processo de Ensino, Pesquisa e Extensão, tripé que sustenta a Universidade.

Durante o processo de implantação dos Campi da UFOB pela região Oeste, foram realizadas algumas Audiências Públicas, dentre as quais uma na Cidade de Luís Eduardo Magalhães, na própria sede da Câmara Municipal. Apesar de existir um acordo prévio do período desta Audiência Pública para a doação de um terreno de 60 hectares para a Universidade construir a sua sede, a atitude da Câmara coloca os interesses da Universidade e da população dentro de um jogo de interesses politiqueiros e especulativos em que a prejudicada é o direito à Educação Pública superior no Município.

Esperamos que diante desta situação, a Reitoria da UFOB se mobilize rapidamente para buscar resolver o mais rápido possível esta situação de grande prejuízo para a comunidade interna e externa da Universidade e a vereança seja pressionada ao ponto de votar favoravelmente à doação do terreno com a maior brevidade.

Nós do PSOL Barreiras repudiamos o ato de irresponsabilidade cometido pelos vereadores de Luis Eduardo Magalhães e paralelo a isso, demonstramos nosso total apoio aos estudantes que tomaram uma decisão assertiva em ocupar a sede da Câmara de Vereadores do Município, que deve ser um espaço democrático e de participação popular. Porém, se esse espaço nos é negligenciado, devemos mostrar a nossa capacidade de organização e conscientização política para construir uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada nas lutas.

PSOL Barreiras
02 de dezembro de 2014.

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.