Incêndio na Serra da Bandeira é controlado em alguns pontos

Fogo atinge a Região Oeste da Bahia há uma semana. Bombeiros seguem trabalhando em combate aos focos de incêndio

Em 05/10 de 2020

Imagem destaque: Bombeiros do 17º GBM/Barreiras controlam incêndio em área de vegetação | Foto: Corpo de Bombeiros da Bahia/Barreiras

O incêndio que atinge a vegetação nativa da Serra da Bandeira já dura uma semana. As equipes do corpo de bombeiro já conseguiram controlar os focos de incêndio em alguns pontos, mas continuam no local, na região da BR-242, trabalhando para controlar totalmente o incêndio. Ainda não há informações sobre o que teria provocado a queimada. Porém, felizmente, não há registro de feridos atingidos pelo fogo.

Para auxiliar os bombeiros, uma aeronave do programa Bahia Sem Fogo foi enviada ao local neste domingo (4). Assim, os bombeiros conseguiram mapear as áreas nas quais ainda há focos de incêndio para serem combatidos. Além disso, foi possível identificar os locais nos quais a vegetação ficou destruída e quais propriedades foram atingidas pelo fogo.

Foto: Corpo de Bombeiros da Bahia/Barreiras

Vale ressaltar que Barreiras ainda está sem brigada de incêndio, uma vez que os militares que compõe a brigada foram deslocados para atender ao chamado federal para combate aos incêndios no Mato Grosso, que já devastaram 311 mil hectares do Pantanal. A previsão é que a equipe permaneça mais de três semanas no estado mato-grossense.

Além disso, é importante lembrar que a Serra da Bandeira não foi a única atingida pelo fogo em Barreiras, já que a Serra da Vila Amorim também apresentou focos de incêndio que começaram no dia 29 de setembro. Nesse caso, não houve registro de feridos e a situação já está sob controle.

Tempo seco contribui para a propagação dos incêndios

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , na semana passada Barreiras apresentou um percentual de umidade do ar abaixo de 12%. Esse tempo seco e quente, característico dessa época do ano, contribui para a propagação dos incêndios. Durante essa semana, as temperaturas podem atingir 42ºC e a umidade mínima pode chegar a 10%.

Foto: Corpo de Bombeiros da Bahia/Barreiras

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Noticias 02
Falabarreiras Notícias 20

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.