Aula inaugural marca o início do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural

Por: Rassana Milcent Cerca de 60 estudantes do curso técnico em Agropecuária oferecido pelo Cetep, participaram, nessa quarta-feira (13), da aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural que vai oferecer capacitação profissional para jovens com mais de 18 anos na cultura de soja e milho. O Programa é uma iniciativa da Aiba em […]

Em 14/11 de 2013

Por: Rassana Milcent

01Cerca de 60 estudantes do curso técnico em Agropecuária oferecido pelo Cetep, participaram, nessa quarta-feira (13), da aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural que vai oferecer capacitação profissional para jovens com mais de 18 anos na cultura de soja e milho. O Programa é uma iniciativa da Aiba em parceria com a Faeb, Senar, Cetep, Codevasf, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Ministério do Trabalho.

Durante a cerimônia de abertura da aula inaugural, o produtor associado da Aiba e vice- presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, falou aos jovens sobre a necessidade de mão de obra qualificada na região. “Hoje, muitas fazendas do Oeste buscam mão de obra qualificada fora daqui. Com o Jovem Aprendiz, vocês vão estar aptos para trabalhar com grãos. Aproveitem ao máximo. Se esforcem porque o amanhã está esperando vocês, capacitados, para o trabalho no campo.”, disse Schmidt, destacando que o Programa, “além de abrir novos caminhos para os jovens da região, vai atender a Lei 10.097/2000 que determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de jovens aprendizes.”

Durante 10 meses, os 60 estudantes selecionados para a primeira fase do Programa Jovem Aprendiz, terão aulas teóricas no Cetep e aulas práticas em uma Fazenda Modelo, localizada no Projeto da Codevasf, Barreiras Norte. No total, serão 800 horas aulas sobre Matemática Aplicada, Saúde do Trabalhador Rural, Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação, dentre outras.

“Esse curso é de extrema importância para a operacionalização do Programa Jovem Aprendiz. No Oeste, temos fazendas muito distantes e essa condição inviabiliza a prática. Essa parceria é fundamental e a Fazenda Modelo é uma experiência nova que tem tudo para dar certo”, afirmou Daniela Santos, supervisora do Senar, entidade responsável pela parte pedagógica do Programa.

“Estou concluindo o curso técnico em Agropecuária e acredito que o Jovem Aprendiz irá abrir as portas para o mercado de trabalho. É uma experiência nova e uma excelente oportunidade para vivenciar a prática no campo.”, falou a estudante Magna Xavier do Nascimento, 18 anos.

No final do curso, em setembro de 2014, os jovens receberão um certificado de formação emitido pelo Senar, dentro das determinações do Código Brasileiro de Ocupações. A próxima turma deverá ser iniciada em fevereiro de 2014.

Fonte: Ascom Aiba

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.