Inclusão Social – AMA ministra curso de formação

“A inclusão social da pessoa autista não acontece apenas na escola”

Em 05/11 de 2019

Míriam Hermes

Entre 06 e 14 de novembro a equipe técnica da Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (Ama Barreiras) vai ministrar o curso de formação ‘Inclusão Social – Conhecer para incluir’ para um público diversificado da cidade de São Desidério.

A iniciativa é do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o público-alvo famílias de autistas, técnicos e orientadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), técnicos em saúde e profissionais da educação, especialmente do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de recursos e cuidadores.

A necessidade de reforçar o conhecimento sobre o autismo, cujo nome técnico é Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem demandado cada vez mais convites à equipe da Ama Barreiras, para cursos em Barreiras e região.

De acordo com a psicopedagoga Maureen Coite, a inclusão social da pessoa autista não acontece apenas na escola, por isso profissionais de saúde e da assistência social “também devem obter compreensão sobre autismo de maneira especializada”.

Ela, que é presidente da Ama Barreiras, destacou ser importante a interação dos profissionais, para que este conhecimento chegue também às famílias, “que muitas vezes não conhecem ou nunca obtiveram nenhuma aproximação com o assunto”.

Dentro desta linha em setembro e outubro cerca de mil alunos do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus participaram de uma intervenção com palestras e uma sala sensorial.

Nela, os alunos estiveram em um ambiente que reproduz a experiência sensorial de pessoas com TEA e facilita a compreensão do transtorno pelas demais pessoas.

No dia primeiro de novembro a formação teve outro público alvo, mas o mesmo propósito de difundir alguns princípios e conceitos deste transtorno. Neste caso a palestra foi ministrada para todos os funcionários da escola municipal Vila Nova, no bairro de mesmo nome.

Momentos de formação para inclusão social

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.