ENEM 2020: Professora comenta sobre o impacto da pandemia na prova desse ano

A professora Cássia Marques comenta, em vídeo, sobre as mudanças da prova e lembrou da importância de conhecer o edital do ENEM 2020

Em 05/11 de 2020

Criado há mais de 20 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio é a principal ferramenta de seleção de ingressantes nas diversas faculdades e universidades públicas e privadas espalhadas pelo país. A realização do exame mobiliza milhares de estudantes e treineiros pelo Brasil, que se dedicam durante meses para obter um bom resultado. E para comentar sobre o Enem 2020, a Professora Cássia Marques concedeu uma entrevista, em vídeo, ao canal do Fala Barreiras no Youtube.

A professora Cássia Marques é formada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), é especialista em linguística e leciona há 20 anos em cursinhos preparatórios para concursos e para vestibulares. Com base nessa vasta experiência no ensino e no acompanhamento do Enem, a professora Cássia pode comentar sobre as peculiaridades da prova desse ano.

Confira, no vídeo ao final desta matéria, a entrevista completa com a professora Cássia Marques!

Impacto da pandemia no ENEM 2020

Cássia Marques se posicionou com ponderação diante da nova situação que os alunos têm enfrentado esse ano, que é a pandemia de Covid-19. Para ela, a modalidade de ensino poderia ser adaptada de acordo com a faixa etária das pessoas.

A professora acredita que a suspensão das aulas foi uma medida acertada, uma vez que essa é uma ação importante para preservar a saúde das crianças e adolescentes. Porém, ela também acredita que os jovens e adultos, que participam de cursos preparatórios para concursos e vestibulares, poderiam retornar ao ensino presencial, principalmente porque esse público precisa de um estímulo maior e do contato presencial para continuar estudando.

“Eu ainda sou favorável a manter a nossa criança, o nosso jovem em casa e, dependendo do segmento, liberar aquelas turmas, aqueles cursos que oferecem atividades para pessoas mais velhas”, declarou a professora Cássia Marques.

Ela também lembrou que realizar uma prova como a do Enem 2020 é encarada pelo estudante como uma maratona, uma vez que o aluno precisa estudar um grande volume de informações em um período curto de tempo. Em anos normais, a negligência com o conteúdo e os instrumentos de estudos já produziam ansiedade nessas pessoas. Porém, a situação piorou nesse ano atípico de pandemia, provocando a evasão dos estudantes dos cursinhos e o desinteresse pelas atividades apresentadas no Ensino Médio.

Confira, no vídeo ao final desta matéria, a entrevista completa com a professora Cássia Marques!

Como realizar a prova de forma segura?

A professora Cássia Marques explicou que as instruções necessárias para que o estudante realize a prova com segurança, se prevenindo adequadamente contra a contaminação pela Covid-19, foram apresentadas no edital do Enem 2020.

Segundo a professora, os alunos têm dificuldade em ler as instruções do edital e, por isso, acabam sendo penalizados por descumprir as regras estabelecidas. Mas nesse ano, em especial, é fundamental verificar o edital e ler o protocolo de orientação do INEP.

“Entre em contato com as redes sociais, o site do INEP, busque a informação para que você não fique ansioso ou não seja penalizado, ou até perca a sua prova, porque existe a possibilidade de você ser expulso do ambiente ou não poder entrar no ambiente de prova se você não estiver cumprindo o protocolo”, reforçou a professora.

Confira, no vídeo ao final desta matéria, a entrevista completa com a professora Cássia Marques!

Mudanças no Enem 2020

Além da mudança nas datas das provas, que nesse ano vai ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, a prova do Enem 2020 também terá a sua primeira edição digital. 100 mil pessoas, de 15 capitais brasileiras, vão realizar essa modalidade de exame.

Para a professora Cássia Marques, a prova digital é uma tendência que deve permanecer nos próximos anos. Ela ainda comentou que o futuro é digital e que cada vez mais instituições devem aderir à realização de provas online e que já existe uma comunidade de empresários observando esse fenômeno e desenvolvendo ferramentas para apoiar essa nova era digital.

A professora ainda comentou sobre como é realizada a correção da prova do Enem e sobre o ingresso nas universidades a partir da nota dessa prova.

Confira, no vídeo abaixo, a entrevista completa com a professora Cássia Marques.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.