Black Friday 2020

Black Friday 2020: Entenda como evitar as fraudes das promoções

Conheça 5 fraudes muito comuns nessa época do ano e como evitá-las

Em 19/11 de 2020

A Black Friday 2020, que será realizada no dia 27, é uma das datas mais esperadas do ano e mobiliza varejistas e consumidores em torno das esperadas melhores promoções do ano. O problema é que muita gente também aproveita a data para divulgar propagandas enganosas e aplicar golpes contra os consumidores. Por isso, antes de finalizar qualquer compra, é fundamental entender quais são e como evitar as fraudes das promoções nessa época do ano.

De acordo com o levantamento feito pelo Procon, nas últimas edições da Black Friday as principais reclamações foram propaganda enganosa, cancelamento da compra realizado pela própria empresa mesmo após a finalização do pedido e a chamada maquiagem de desconto, que ocorre quando o desconto oferecido, na prática, não é real.

E quando se trata de compras online, que devem ser as mais realizadas nesse ano em função da pandemia, o consumidor também pode se deparar com problemas ainda mais graves, como sites falsos e e-mails com vírus maliciosos que podem roubar suas informações de cartão de crédito, por exemplo, entre outros dados que permitem ao criminoso realizar várias operações utilizando o seu nome.

Mas para evitar todos esses problemas, você pode seguir algumas dicas simples e eficazes, que podem ser conferidas abaixo.

Confira se a promoção realmente existe

Muitos consumidores já entenderam que o golpe que ficou conhecido como “metade do dobro”, que não passa da velha conhecida propaganda enganosa, se tornou comum nessa época do ano.

Basicamente, esse golpe consiste no aumento dos preços do produto numa semana, e na posterior redução na semana seguinte. Com isso, o consumidor tem a impressão de que o produto está em promoção, mas esse desconto nunca existiu, e o preço só retornou ao seu valor original.

A melhor forma de evitar esse golpe é monitorar o preço dos produtos que você deseja comprar. Para isso, você pode verificar alguns sites de comparação de preço, que vão te informar o histórico de preços desses produtos.

Verifique se você está mesmo no site correto

Ao acessar uma loja virtual nessa Black Friday 2020, verifique se o seu endereço (URL) está correto, inclusive em relação a ortografia, e confira se esse endereço é antecedido pelas letras ‘https’ e/ou um cadeado verde, que indicam a certificação do site. Caso perceba algum erro, é melhor sair do site imediatamente e não compartilhar nenhum dado confidencial.

Cuidado com os e-mails falsos

Muitos golpistas também enviam e-mails com ofertas tentadoras que direcionam o consumidor para uma página na qual ele pode ter seus dados roubados. Nesse caso, a dica anterior sobre observar o endereço da página do produto também é válida para os e-mails.

Cuidado com os descontos imperdíveis fornecidos via SMS ou WhatsApp

Muita gente será bombardeada por mensagens com descontos imperdíveis nessa Black Friday 2020. Porém, essas mensagens podem atrair o consumidor para uma armadilha.

Geralmente elas são acompanhadas de um link que o criminoso pode utilizar para pedir seus dados pessoais em nome de alguma empresa famosa. Verificar o endereço e a confiabilidade do site, bem como desconfiar de ofertas mirabolantes, pode te ajudar a evitar problemas.

Observe o preço do frete

O desconto até pode ser atraente, mas no momento da finalização da compra o cliente pode se deparar com um valor exorbitante do frete. Isso é uma estratégia de venda realizada por algumas empresas mal intencionadas que enganam o consumidor com suas ofertas que, na prática, são falsas, já que o valor do desconto é cobrado no frete.

Para não ser enganado, verifique o valor do frete antes de fechar a compra. Pode ser que a promoção não seja tão boa assim.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Deixe seu comentário

*
*
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Falabarreiras. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Falabarreiras poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto. É possível digitar até 600 caracteres. Os comentários que estiverem escritos em letras maiúsculas e tiverem links serão rejeitados.